10.9.21

Encontrei esta jóia num alfarrabista, e esta, hein?!


Andava a dar uma volta pelo Porto quando de repente me deparei com um alfarrabista que desconhecia. O simples facto de naquele dia ter ido pelo outro lado da praça, ao invés da rota do costume, fez com que ficasse a conhecer um alfarrabista até então desconhecido. Houve algo que me chamou à atenção naquela montra, um conjunto de livros antigos bem curiosos. Tive azar, pois aquela hora a livraria estava fechada. Voltei no dia seguinte com um objectivo, dar uma olhadela naquela colecção, parcial, que gritava da montra: "leva-me!". 
Já lá dentro, descobri que havia mais uns quantos e um deles obrigou-me mesmo a levá-lo comigo, a troco de uns euros (com um outro, da Sé Velha, em Coimbra). Há outros 3 que me interessam de sobremaneira, mas não sei se lá estão, portanto terei de voltar lá para ver se constam no repositório. Não me aborrece nada ter de ali voltar, confesso!
Este boletim histórico, datado de 1940, é sobre o Castelo de Pombal. Tem umas dezenas de páginas de texto, fotografias e desenhos excepcionais que irei analisar com muita atenção nas próximas semanas.

 

Sem comentários: