27.7.21

Identidade local obliterada: a chapa 5 em mais uma reabilitação urbana...

Apetece-me dizer: "uau". Isto porque o que podem agora ver é resultado de umas valentes horitas de trabalho em prol de algo que eu tanto gosto. E trabalho gratuito, que passo a partilhar. 

Mas vamos ao início do processo. Há coisa de 2 anos, quando soube da intervenção na Vila de Alvaiázere e da área a intervencionar, decidi que seria boa ideia fazer um registo fotográfico do antes e do depois da obra. Por isso mesmo em Abril de 2019 peguei na máquina fotográfica e fiz vários registos fotográficos em toda a área a intervencionar. A ideia era, após o términus da obra, voltar aos mesmos locais e efectuar novo registo fotográfico de cada um dos locais. E assim foi, em Junho último voltei aos mesmos locais e fiz o respectivo registo fotográfico. Tive de trabalhar as fotografias, já que cada um desses "antes e depois" é constituído por um conjunto de fotografias, as quais montei, fazendo assim panorâmicas. Até eu fiquei espantado com o resultado e, modéstia à parte, é um registo fotográfico que ficará para a história e que espero que seja útil para todos, seja para o/as alvaiazerenses, seja para interessados vários, nomeadamente arquitectos e projectistas.

Porque é que me dei ao trabalho disto tudo? Porque é importante que alguém faça este trabalho, que fica  para a posterioridade e serve, também, para debater a questão das requalificações/reabilitações urbanas.

A minha opinião? A identidade local foi obliterada a toda a linha. E a cereja em topo do bolo, no sentido negativo, foi a moda parola de trazer granito para uma zona cársica. E assim se oblitera uma identidade local, tornando-a igual a uma qualquer vila ou aldeia de Portugal. As especificidades locais foram mandadas para as urtigas. Os locais ficaram sem parte da sua identidade e os novos ficaram com uma Vila igual a tantas outras, trabalhada nos gabinetes, longe dos locais...

Durante 3 anos trabalhei num gabinete nesta mesma área, daí ter um carinho e ligação especial com este local, apesar desta mesma ligação não toldar o meu discernimento. Estou profundamente desiludido com o resultado final desta intervenção.

De forma a que percebam estas fotografias, cada par é um antes e um depois da obra, dando a perspectiva respectiva. Deixo para vocês a análise visual de ambos os momentos. Vejam até ao fim sff!























Sem comentários: