Podia ter colocado aqui uma foto com o belo do chouriço a assar da forma que nós gostamos tanto, mas a minha intenção é mostrar que além disso também comemos outros pitéus, caso da bela sopa à lavrador, no almoço comunitário. Onde?
Bem, isto passou-se na comemoração do Dia da Floresta Autóctone, no dia 24 de Novembro, na Constantina, Ansião. Visitámos a bela capela da Constantina, desfrutámos do belo almoço com dezenas de pessoas interessadas, vimos uma demonstração culinária de profissionais da gastronomia, com dotes de contadores de histórias (tão importante esta parte!), ouvimos música da boa e fomos experimentando estes belos pitéus que podem ver nestas duas imagens (fora outras que não coloquei aqui) e que também incluem a bela da bolota.
Depois seguiu-se um pequeno passeio pedestre onde falámos sobre a floresta e os seus recursos que ainda desprezamos em boa medida. Não estava à espera que a esmagadora maioria dos que participaram fossem dos mais sábios, ou seja de maior idade, facto talvez potenciado por um evento desportivo nessa mesma manhã, mas que acabou por ser de maior aprendizagem para mim. Pensei que ia partilhar mais do que aprender e sai a aprender mais do que partilhar. Que dia maravilhoso foi este! Trabalho de equipa entre o associativismo, o Município de Ansião e a minha carolice em torno da causa maior, o território, as sus gentes e a floresta.
A ver as surpresas que o próximo ano poderá trazer, pois Ansião e Sicó precisam de mais disto!
1 comentário:
Gosto
Enviar um comentário