23.5.24

O associativismo tem de estar à distância de um telefonema!





Foi em 2022 que em sede própria, dei a sugestão de criar uma base de dados municipal onde pudessem estar todas as informações sobre cada uma das associações. Isto de forma a que estas fossem facilmente contactáveis e tivessem mais visibilidade, especialmente fora do município em causa. Para alguns pode parecer algo com pouca importância, mas para mim é algo de fundamental.

Quis o destino que há poucos dias, e decorrente do facto de me terem solicitado uma lista com os contactos das associações da região de Sicó, eu tivesse tido de organizar esta informação, possibilitando-me assim fazer um RX da realidade regional, não apenas municipal. Tive de organizar esta informação de forma voluntária, pois não se tratava de um trabalho, mas sim uma necessidade de obter os contactos por causa de um evento na região. Pesquisei a realidade associativa em Alvaiázere, Ansião, Pombal, Soure, Penela e Condeixa e a realidade com que me deparei é, na minha opinião, preocupante, já que há associações que, na prática, estão incontactáveis, já que não consegui obter nem contacto telefónico nem sequer endereço electrónico.

Mas vamos ao RX a nível concelhio. Em Alvaiázere consegue-se obter o endereço electrónico de quase todas as associações, contudo nem um contacto telefónico. Ansião consegue-se obter meia dúzia de contactos telefónicos (um ou dois não me parecem actualizados) e meia dúzia de endereços electrónicos. Em Pombal (nas freguesias "cársicas") consegue-se apenas meia dúzia de endereços electrónicos e quase 20 contactos telefónicos (o que é muito pouco para a quantidade de associações em causa...). Para Soure, consegue-se o endereço electrónico para pouco mais de metade das associações e nem um contacto telefónico. Para Penela nem um contacto telefónico ou endereço electrónico. Para Condeixa, consegue-se praticamente todos os endereços electrónicos, mas nem um contacto telefónico.

É, portanto, um cenário preocupante, pois cada uma destas associações deveria ter os seus contactos disponíveis, a bem do associativismo e da promoção do mesmo. Já nem falo de outras informações, caso de actividades e afins.

Caros municípios da região de Sicó, resolvam este problema, a bem do associativismo!


 

Sem comentários: