12.5.22

Período paleontológico?!

Há poucos dias alertaram-me para algo que me levou a ficar perplexo quando li tal coisa. Já levo uns anitos destas lides e confesso que não me lembro de ter visto uma gralha destas em lado algum...

Mas vamos aos factos. Consta nas páginas sociais do Município de Pombal uma publicação relacionada com o turismo e sobre uma visita de um elemento do INATEL a Pombal, de forma a conhecer o património cultural material e imaterial do concelho de Pombal. A determinado momento surge algo que causa perplexidade a qualquer técnico das geociências e não só. Fala-se no "Período Paleontológico"...

Eu devo andar desatento, já que desconheço completamente o que é o "Período Paleontológico". Ainda fui ver a tabela cronoestratigráfica mais recente, a ver se me tinha passado ao lado alguma novidade na mesma, contudo está tudo em ordem, menos o tal Período Paleontológico... Por isso mesmo, gostava que a Câmara Municipal de Pombal me pudesse esclarecer o que será afinal o Período Paleontológico. 

Claro que não é preciso esclarecer, já que é uma gralha/falha, grave, daí ser necessário corrigir tal gralha/falha, seja nas redes sociais, seja nos roteiros turísticos impressos. Não é admissível uma gralha/falha destas. Quando se elabora um texto, este tem de ser revisto, seja pelo autor, seja por outro técnico, de forma a que seja tudo visto e revisto devidamente. E, diga-se, gralhas deste tipo são a regra, não a excepção... E, talvez, o mais grave é o facto de não raras vezes estas gralhas/falhas terem como origem técnicos superiores....

Assim sendo, e feito o alerta, fica a nota para que todas as entidades públicas, e não só, sejam profissionais, evitando falhas destas, além de outras que já aqui destaquei, caso de "traduções" à google translator, para painéis turísticos, e não só. 

E lembrem-se, apontar estes erros é ajudar a resolver problemas/falhas e afins! Sicó agradece!!

Sem comentários: