23.3.21

Parque rural? Mas os Poios são algum jardim zoológico?


Fonte: CM-Pombal

Sou um fervoroso apoiante de projectos para a região de Sicó, sejam eles das mais variadas áreas e origens. Vejo com muitos bons olhos exercícios académicos que tenham em Sicó o seu território. Contudo, só o sou e só o defendo quando há respeito pela identidade e quando o exercício/trabalho académico não potencia a arte cirsense que tanto tem descaracterizado a nossa região.
Foi, por isso, com espanto que tive conhecimento do resultado de um protocolo entre a Terras de Sicó e a Universidade de Coimbra. Fico perplexo como é possível terem sido pura e simplesmente ignorados bons projectos para a área dos Poios e terem sido acolhidos projectos que não tiveram em conta as populações e que, tal como nos é apresentado, em vez de potenciarem a paisagem, são mais um prego no caixão da paisagem de Sicó. Parque rural?! Mas os Poios são algum jardim zoológico? Os locais são alguns animais para serem expostos? Passadiço? Será que ali faz algum sentido um passadiço?! E um plano de gestão para aquela área, onde pára ele?
Há uns anos tive a oportunidade de conhecer um projecto, também ele académico, para esta área, contudo o mesmo não foi aproveitado pelas entidades públicas. E era um excelente projecto, o qual respeitava a identidade local e os locais.
Em vez de ouvirem as populações, ignoram o fundamental, contribuindo assim para a perda de identidade e para a perda de população. Os jovens não querem viver num circo, querem sim viver num cenário o mais natural e de acordo com a sua identidade. Não querem que o seu território seja desvirtuado para que outros venham ali, aos magotes, munidos de máquinas fotográficas degradar uma já por si frágil forma de viver. Não é por acaso a indignação que tenho constatado por parte de tantos que conhecem e apreciam os Poios.
O desenvolvimento territorial não é isto meus senhores!
 

Sem comentários: