24.3.20

Hora de mudar o paradigma e fortalecer os sectores primário e secundário da nossa região!


Região e país, obviamente, contudo o meu foco é, como é de esperar, a região de Sicó. Nesta fase difícil para todos urge reflectir sobre a nossa realidade, sobre o que o COVID 19 irá significar no curto e médio prazo para a nossa região, a todos os níveis (e.g. económico; social), e, finalmente, sobre o que podemos fazer para que a fase pós COVID 19 seja menos dura e feita de forma a que ocorra com bases sólidas, as quais possibilitem um desenvolvimento territorial e económico sustentado no curto, médio e longo prazo. Neste comentário foco fundamentalmente o sector primário e secundário.
No seguimento do último comentário, introdutório a esta temática, lembrei-me que seria boa ideia focar agora algumas ideias base. O clique para este comentário, em específico, foi algo que vi nas redes sociais. Um produtor de queijo, da região de Sicó, a fazer o que somos bons a fazer no imediato, ou seja desenrascar. Pelo que este produtor afirmava, estava com dificuldade em escoar a produção e que em vez de mandar o leite fora ia fazer mais queijo na esperança de o vender. Para isso utilizou as redes sociais e começou a ter alguma visibilidade. E fê-lo muito bem, pois no arriscar é que está o ganho. Não podemos ficar parados com medo, mas sim enfrentar os medos, os factos e pensar que apesar de entretanto as coisas irem piorar, vão depois melhorar. E aí, se estivermos preparados, sairemos mais fortes da situação complexa em que estamos actualmente e estaremos ainda daqui a uns meses.
Mas não estou aqui para falar de queijo em si mesmo, mas sim dos produtos e produtores locais, os quais nesta hora precisam do nosso apoio. E o nosso apoio faz-se de uma maneira simples, comprando, em segurança, os produtos que precisamos aos nossos produtores. Nunca eles precisaram tanto de nós e nunca nós precisámos tanto deles. Ficamos todos a ganhar, portanto há que escoar tudo o que é produção local, regional e depois nacional. Assim seremos um factor decisivo para a economia local e regional nestes tempos atribulados.
A imagem que veem na imagem é de um diapositivo sobre a produção de uma variedade local de batata de montanha, em Espanha, aquando de um curso de inovação social que fiz há poucos meses. Na nossa região também temos variedades tradicionais, portanto peguemos nas nossas enxadas e transformemos aqueles quintais não utilizados em hortas de subsistência e de eventuais trocas de produtos, bem como, e porque não, para venda local. Esta é a altura ideal de mudar o paradigma e minimizar a nossa dependência de produtos vindos de fora de Portugal!

Sem comentários: