26.4.19

A magia da arte urbana: criar emoções positivas e uma cidade mais alegre



Foi na véspera do 25 de Abril que me aconteceu algo de engraçado. Tinha ido a Pombal e estava à espera que chegasse a hora de ir jantar com pessoal conhecido. De repente, naquela rua muito movimentada, mas, infelizmente parcialmente degradada, com uma zona onde em tempos existiu um edifício, reparei numa parede especial. Alguém teve a feliz ideia de tornar aquela parece algo de especial, com um toque artístico que, apesar de "simples", acaba por ser transformante, dando vida aquele local e espalhando a magia da alegria por quem ali passa e tem atenção aquela obra de arte urbana. Não sei há quantos meses ali está, já que até ontem não tinha reparado, confesso.
Numa primeira reacção, reparei nas belas aves pintadas na parede. Depois vi algo que me fez ser mais tímido, já que estava alguém à janela a olhar para mim. Por isso mesmo, decidi tirar uma foto sem dar nas vistas. Passado um minuto comecei a estranhar que a senhora estivesse imóvel "tanto tempo". E até estava, contudo, e afinal, também era uma das figurantes nesta bela obra de arte urbana. Não era uma senhora à janela, era "apenas" uma pintura bem realista de uma senhora a olhar à janela. 
Agora que sabem disto, vão pensar que também sabiam, mas experimentem ir ali e olhar de onde eu olhei, por volta das 20 horas, a ver se não pensariam o mesmo que eu...
A arte urbana já é uma realidade em algumas cidades portuguesas, destacando eu a que melhor conheço neste domínio, a Covilhã. Há lá obras de arte mais complexas e mais simples, predominantemente pinturas, e todas elas valem a pena ver. No caso de Pombal, e a juntar a esta, conheço apenas mais um exemplo, situado à entrada da escadaria que nos leva ao castelo de Pombal (julgo que retrata o Marquês - já a referenciei aqui, contudo não encontrei agora quando foi). 
Mas voltando ao início, as aves na parede, a senhora e as flores à janela são algo que dá vida aquela rua, daquele lado, muito mal tratado em termos urbanísticos, não sabendo eu quais as causas que levaram ao actual cenário daquele espaço e do péssimo estado dos edifícios situados ao lado deste terreno vacante.
Ir naquela rua e sair dali com um sorriso devido a esta obra de arte, bastante eficaz, é de aplaudir! Parabéns a quem teve esta brilhante ideia, de dar vida e alegria a quem por ali passa! Coisas simples como esta tornam os espaços urbanos locais mais agradáveis!

1 comentário:

Adelino Malho disse...

Muito bem apanhado e retratado.