5.1.16

Os porcos não dormem...


Já não passava por ali há uns tempos e foi depois de um pedido de ajuda de um particular, que me avisou, que fui até ali (re)ver o que se passava. Agradeço a todo/as aquele/as que me vão enviando informação sobre este tipo de situações. Bem hajam!
Estas duas imagens são da envolvência da zona indústrial do camporês, em Chão de Couce, Ansião. É uma zona de fundamentalismos, ironia das ironias tendo em conta a indirecta que há uns tempos alguém  me mandou (e que foi um autêntico tiro no pé...). 
Há 5 anos realizou-se um dos eventos ambientais mais importantes da última década em Ansião, o Limpar Portugal. Ansião excedeu as expectativas e só o tempo não ajudou. Cidadãos, autarquia, juntas de freguesia e empresas, todos deram parte de si, o que se reflectiu num momento histórico do qual tenho orgulho de ter feito parte e de ter trabalhado voluntariamente 2 meses em prol do mesmo.
Infelizmente os anos passaram e aquela que, em 2010 era a zona negra do concelho de Ansião, continua a sua senda de deposição criminosa de resíduos. As mentalidades não mudaram o suficiente e não tem sido feito um esforço sério em termos de sensibilização ambiental. Preferimos assobiar e olhar para o lado. A sensibilização ambiental e cívica carece de atenção e trabalho permanente, algo que, de facto, não acontece em Ansião (e não só...). Falta o know-how e o estabelecer esta questão como uma prioridade e um imperativo civilizacional.
Acho incrível como é que havendo um eco-centro, situado a escassas dezenas de metros dali, continuem a haver pessoas que deixam o seu lixo em terrenos alheios. Será que custa assim tanto andar mais uns metros e ter a atitude certa? E será que dá trabalho telefonar à Câmara Municipal de Ansião para vir recolher os monos? Triste gente que polui esta nossa bela região...
Uma coisa vos garanto, não terei qualquer problema em  denunciar todo/as aquele/as que apanhar a fazer esta pouca vergonha!
Agora o desafio, caso suspeitem que um vizinho ou conhecido vosso vai despejar resíduos desta forma, denunciem o mesmo, pois à parte da sensibilização ambiental e cívica, esta é uma excelente medida educativa e punitiva para com porcos (sem ofensa para com os suínos).


Sem comentários: