27.5.15

A zona industrial da república das bananas

No início deste mês analisei todos os documentos disponibilizados pela Câmara Municipal de Ansião, sobre a revisão do Plano Director Municipal de Ansião. Foram centenas de páginas para analisar em 2 dias, portanto houve aspectos que me passaram despercebidos nessa altura (se tivesse 1 mês, conseguiria analisar tudo, tintim por tintim). Posteriormente, e já mais sintonizado com o actual PDM, descobri que ao lado da zona industrial do Camporês, "existe" uma outra "zona industrial", que eu simbolicamente denomino como zona industrial da república das bananas, dada a sua ilegalidade.
É incrível como é que uma empresa, e à revelia do Plano Director Municipal respectivo, inicia obras numa zona de Rede Natura 2000, de Reserva Ecológica Nacional e de Reserva Agrícola Nacional. Como é isto possível?  Será que vivemos numa república das bananas, onde tudo se pode fazer, sem consequências?






Por estes dias, a empresa em causa já terá sido visitada, de forma a que esta situação seja alvo de fiscalização e, espero, de elevada coima. Logo que detectei o caso, solicitei uma fiscalização da obra que, nem licença tem, dado a sua óbvia ilegalidade. Deparei-me também com um pequeno "lago", o qual tinha um aspecto e cheiro de esgoto, facto também comprometedor. 
Neste país não vale tudo, daí quem prevarica desta forma ter de aprender que quem não cumpre tem de se sujeitar às regras, goste ou não. Não querem ter problemas? Simples, cumpram as regras legalmente instituídas!


Fonte: Geoportal Ansião (ortofoto 2012)


Fonte: Geoportal Ansião (extracto da carta de condicionantes)


Fonte: Geoportal Ansião (extracto da carta de ordenamento)

Sem comentários: