28.1.26

Sicó precisa de um geoportal dos baldios!

Imagem: Projecto Bem Comum


Nos últimos anos tenho acompanhado de perto, através de pessoas ligadas a projectos vários, um projecto particularmente interessante, no Minho, no qual já tive a honra de ser convidado, enquanto geógrafo, a testar/validar uma proposta de actividade inovadora. Isto porque já há vários anos que falo na questão dos baldios de Sicó, especialmente no facto de desconhecermos as áreas respectivas dos baldios nos vários municípios da região de Sicó. Mesmo nos geoportais municipais, a informação sobre os baldios não existe, restando saber porquê e porque ainda nada foi feito para que se conheça os mesmos e o que se faz nos mesmos, já que é do interesse público.

Deixo, por isso, o desafio à Terras de Sicó e aos municípios de criarem uma plataforma dedicada aos baldios da região de Sicó.

Transcrevo um resumo presente no site do geoportal dos Baldios do Minho:

"ACTIVIDADE 7.5.2. Criação e dinamização de Plataforma e Rede Digital Colaborativa - Geoportal dos Baldios do Minho [ALTO MINHO, CÁVADO, AVE]


Projectos de inovação social e dinamização económica, aliando o conhecimento técnico-científico e a sabedoria local, fomentam a capacitação e revitalização de sistemas socio-ecológicos, melhorando a habitabilidade e sustentabilidade locais. Plataformas digitais, como um Geoportal, integram dados de diversas áreas de espaços comunitários, facilitam a análise e desenvolvimento de propostas para melhorar a produção agro-silvo-pastoril, actividades culturais e turísticas, e incentivam a fixação de jovens. Nesse sentido, visa-se criar e dinamizar uma Plataforma e Rede Digital Colaborativa dos Baldios – Geoportal dos Baldios do Minho - com a recolha, processamento e partilha de dados espaciais, para suporte à decisão, bem como promoção e disseminação de boas práticas das comunidades locais."

 

Sem comentários: