27.9.25

São bonitas, não há outra forma de o dizer!


Nas últimas semanas foram centenas as borboletas que vi, fruto do trabalho de campo. Foram semanas maravilhosas, a ver tanta borboleta das mais variadas dimensões e cores, algo digno de demorada contemplação. Num mundo onde somos quase que obrigados a viver a mil, esquecemos-nos de que é possível criarmos o nosso próprio tempo, onde podemos e devemos desacelerar e desfrutar do muito de belo que temos no nosso território. Afastarmo-nos dele não é nada boa ideia nem algo de bom para a nossa saúde física, mental e para o nosso futuro, pois só amamos aquilo que conhecemos.
Fica então o desafio para a contemplação da Natureza e dos muitos e belos aspectos que ela encerra. Deixem o carro, calcem umas sapatilhas e vão com tempo para a Natureza descobrir as muitas surpresas que ela tem à nossa espera!

23.9.25

Bom dia, sou uma invasora!


Bem perto da situação que tinha relatado no comentário que antecedeu este, eis que me deparei com uma planta... invasora. Dá pelo nome vulgar de "Bons dias" e é mais uma ameaça para a flora de Sicó, daí ser importante sensibilizar, divulgar e tratar da saúde a estas invasoras. Não é a única invasora que se vê pela região de Sicó, infelizmente, daí esta questão, das invasoras, necessitar da nossa atenção e de acções de controle e remoção das mesmas. No próximo ano terei novidades sobre acções a promover na região de Sicó!

19.9.25

Medíocres é dizer pouco...


Não me surpreendeu, contudo fiquei estupefacto com mais esta acção a regra e esquadro dos colarinhos brancos de escritório da empresa E- Redes. É sobejamente conhecida a má fama, e com razão, desta empresa, e de outras que fazem igual, na gestão desta questão, não sendo, portanto de estranhar ver acções que demonstram total falta de competência e um atentado sobre os lugares e o património arbóreo.
Este sobreiro, localizado da Lagoa Parada, Ansião, não representa ameaça ou risco algum, contudo as mentes brilhantes da E-Redes acham que sim, portanto há que cortar. E a ver vamos se ainda levam a madeira sem autorização, tal como já relatado em tantos pontos do país.
Com este tipo de mentalidades é normal o país estar como está. Além de deixarmos arder a floresta, cortamos sem qualquer justificação o que resta dela. Profundamente lamentável!


 

14.9.25

O Jornal Terras de Sicó faz falta a Sicó!



Fui buscar estes textos nas imagens à edição de 207 de 2023 do Jornal Terras de Sicó para ilustrar o que me traz hoje aqui. Acompanhava o Jornal Terras de Sicó desde o seu início, dado que era um Jornal que fazia serviço público na região de Sicó. Sabia que o apoio era parco, algo que sempre estranhei dado o facto de não faltarem empresas, entidades e associações várias que poderiam e deveriam apoiar este Jornal, daí de alguma forma não estranhar este desfecho, o qual muito sinceramente espero que seja algo de temporário. Há uns meses eu próprio dei uma ajuda, através de uma associação da qual faço parte, contribuindo com um donativo para um anúncio, o qual ajudou o Terras de Sicó de alguma forma.
É fundamental termos uma imprensa local e regional o mais independente possível. O Jornal Terras de Sicó fazia bem esse trabalho, talvez daí a falta de apoio numa região onde quase que só os jornais que fazem fretes a partidos políticos se safam bem.
Vamos ajudar a trazer de volta o Jornal Terras de Sicó e o seu importante serviço público? O apelo estende-se a entidades públicas e privadas, associações, particulares e afins!

 

9.9.25

Parabéns a quem nos traz alegria com estas obras de arte urbana!

Deparei-me com estes locais em tempos diferentes, tendo guardado as imagens para mais tarde falar do tema. Chegou o dia e uso agora 3 das várias imagens que tenho nos arquivos, de 3 locais diferentes, dois  são paredes de casas e um é um extenso mural artístico. Em qualquer um destes é uma alegria por ali passar e ficar com um riso na cara, pois é algo bonito de se ver e algo que várias pessoas fizeram questão e criar, daí as felicitar, já que estas obras de arte urbana enriquecem a paisagem urbana de Ansião. Mais simples ou mais complexas, todas elas são uma maravilha de se ver!