8.2.22

O Azinheiragate faz 14 anos!!!


Que viagem esta a dos últimos 14 anos! Quando criei o azinheiragate, nunca pensei no tempo que este blogue iria durar, pensei apenas que era uma boa forma de ter uma voz mais activa  e mais influente em prol do património de Sicó e, assim, influenciar positivamente o mesmo, seja na sua defesa seja na sua valorização. E já lá vão 14 anos desde a criação do azinheiragate!
Tem sido uma viagem fabulosa, pois pelo caminho conheci muitas pessoas que partilham a mesma visão que eu. Partilhei informação e conhecimento e recebi de volta informação e conhecimento com esta interacção. Tive uma influência que nunca esperaria, já que o tema património apesar de na actualidade estar na ribalta, há 14 anos era um parente pobre...
Esta influência passa também pela denúncia de atentados ambientais ou atentados ao património construído. Há quem tenha alergias a este blogue e à minha pessoa, já que teve de pagar elevadas coimas, mas temos pena, não cometessem ilegalidades! Pessoas alegadamente poderosas tiveram de pagar coimas elevadas, prova que a lei ainda vai funcionando.
Mas tudo isto tem um preço elevado... Da mesma forma que ganhei influência, perdi oportunidades para desenvolver ideias e projectos vários. Até hoje não consegui implementar um único projecto remunerado na minha região, mesmo sendo reconhecido como alguém bem capacitado para criar mais-valias. Fecharam-me portas neste domínio desde cedo e garanto-vos que não é nada fácil gostar tanto de Sicó e não me darem a oportunidade de fazer ali o que mais gosto de forma profissional. Pior só mesmo impedirem-me de fazer o que mais gosto, tal como já ocorreu... 
Gratuitamente e voluntariamente vou fazendo umas coisas e é isso que vai mantendo o ânimo. Vejo contratarem pessoal de fora sem a capacidade para criar mais-valias. E tem sido triste ver trabalhos medíocres serem feitos em Sicó quando poderíamos ter trabalhos de qualidade. O processo de classificação da paisagem de Sicó é um dos piores exemplos disso mesmo.
Há poucos meses enviei 4 propostas para projectos na região de Sicó. Recebi apenas resposta para 1, o qual não sei sequer se será aprovado, embora a esperança seja a última a morrer. Outros dois tiveram apenas a confirmação da recepção da mensagem enviada e o último nem resposta obteve...
Já aconteceu também algo de curioso, ou seja empresas aproveitarem conteúdos do azinheiragate para sustentarem parcialmente os seus projectos, daí eu me conter em alguns tipos de assuntos. Aconteceu um dia estar a falar com um técnico de uma empresa, sem que ele soubesse quem eu era e, a determinado momento ele percebeu que eu era o tal do blogue onde ele tinha aproveitado informação. Ainda lhe dei o meu cartão de contacto, mas até hoje nem uma palavra...
É complicado gerir tudo isto, ainda mais sabendo que lá fora há oportunidades que eu até tenho tentado conseguir. Gosto demasiado de Sicó, mas se não conseguir trabalhar por aqui, terei de ir para longe, algo que mexe comigo e com o meu coração. É estranho já ter viajado tanto e ido a locais tão extraordinários e marcantes como a Islândia, Noruega, Brasil, Eslovénia e muitos mais e continuar a sentir que Sicó é uma jóia por polir.
Não sei o futuro, sei apenas que o azinheiragate continuará enquanto sentir que vale a pena. E continua a valer a pena alimentar o azinheiragate, já que Sicó é verdadeiramente uma jóia por polir. Pena é que a competência para a polir seja escassa a nível institucional e que Sicó seja ainda refém de interesses bem enraizados.
Para finalizar, uma curiosidade. Na imagem seguinte constam os 10 comentários mais vistos de sempre do azinheiragate. O número de visualizações representa o número directo de visualizações dos comentários respectivos e não a totalidade de visualizações, mas já dá para perceber o impacto. Há um que se destaca dos demais e uma surpresa para mim, ou seja dos 10 mais vistos, 7 são episódios d´os gralhos. Agradeço a quem um dia me propôs a ideia d´os gralhos. Sim, é uma de várias parcerias que já fiz no azinheiragate. Será a parceria com mais sucesso até hoje, a qual já resultou em 139 episódios d´os gralhos (1 por mês). Tenho pena não poder partilhar o nome da pessoa, mas esta pediu anonimato e eu respeito o facto.
Por isto e por muito mais, agradeço a todo/as aquele/as que acompanham o azinheiragate. Temos, juntos, conseguido muito pela região, a começar pela mudança de mentalidades face ao património de Sicó, que é nada mais nada menos que o nosso "petróleo"!




Sem comentários: