21.3.11

Sicó Denuncia no Facebook: ao serviço da região de Sicó


Endereço no facebook: sicodenuncia@gmail.com

Ao serviço de Sicó e da imprensa local, regional e nacional, são as duas ideias base do movimento Sicó Denuncia, presente no Facebook desde há poucas horas.
Decidi criar este movimento cívico virtual para colmatar um espaço inexistente na região de Sicó. A ideia surgiu-me depois de uma pessoa amiga me ter alertado, via correio electrónico, para (mais) um eminente atentado patrimonial na região de Sicó. Este facto infelizmente acontece-me frequentemente, seja por correio electrónico, telemóvel ou mesmo pessoalmente, mas nunca tinha acontecido estando eu a milhares de km de casa, pormenor fez a diferença naquele click que deu origem ao Sicodenuncia.
E não, não é apenas para questões ambientais, o movimento é sim centrado na defesa de todo o património da região de Sicó, seja ele património natural, construído, etc, etc. Digo isto porque quando alguns interesses predatórios instalados na região de Sicó souberem deste movimento irão fazer tudo para o minimizar. Isto por um motivo muito simples, o Facebook é uma ferramenta muito poderosa, e quando utilizado em prol do bem pode ter um efeito arrebatador. 
O movimento não é meu, é de todos aqueles que se juntarem a ele, lhe derem força e o utilizarem sabiamente, é um movimento virtual apartidário que nunca aceitará manipulações ou quaisquer tipo de ingerências. Eu sou apenas alguém que se lembrou de algo que pode ter enorme potencial em prol de uma das regiões mais bonitas de Portugal, Sicó.
Imaginem que têm um monumento à vossa porta e que alguma pessoa ou entidade o estraga, ou mesmo que está ao abandono. Imaginem que alguém despeja resíduos num local vosso conhecido. Imaginem que alguém quer acabar com algum tipo de valor patrimonial na região de Sicó. Imaginem agora que não sabem como denunciar isto, ou tornar público o facto.
Imaginem agora que há um movimento (Sicó Denuncia) que através do qual podem não só denunciar o que está mal, de forma honesta e construtiva, bem como contribuir para a visibilidade da questão, ajudando a resolver ou mitigar o problema. Imaginem agora que através de um espaço centralizado, os jornais locais, regionais ou mesmo nacionais podem ter acesso a esta informação, na hora. Também a televisão, que pode ajudar em questões mais graves, já que há casos e casos...
Bastará uma foto e algumas linhas para poder fazer a diferença, todos o poderão fazer livremente. Imaginem que desta forma podem ajudar a acabar com muito do mal que acontece na região de Sicó, que podem ajudar a que a região de Sicó fique mais bonita, com o seu território e monumentos mais visíveis.
Pessoalmente considero que apesar de ser uma ideia simples, pode ter um sucesso notável, quem ganha somos todos nós, a região e, por conseguinte o nosso futuro.
Em poucas horas o movimento Sicó Denunciam já começou a crescer a uma velocidade interessante, resta-me esperar que as próximas semanas surpreendam todos e que o movimento comece a dar frutos concretos, nomeadamente denúncias que visem a resolução de problemas associados única e exclusivamente ao património da região de Sicó.
A única exigência do Sicó Denuncia é que todos se pautem por um comportamento aceitável do ponto de vista ético e moral, quem não respeitar será excluído do grupo. É sempre complicado conseguir gerir estas questões, mas fica a esperança que todos respeitem, de forma a serem respeitados. O sucesso deste movimento depende do bom comportamento de todos aqueles que quiserem pertencer ao movimento virtual, a ver vamos o que nos reserva o futuro.
Todos podem denunciar e criticar, desde que de forma correcta e construtiva, fica o apelo à vossa cidadania!

Sem comentários: