5.12.19

Jornalismo à Serras de Ansião


Fonte: registo fotográfico da página 7 da Edição de Outubro de 2019 do Serras de Ansião

Não é a primeira vez que abordo aqui a parcialidade jornalística do Jornal Serras de Ansião e não me admira que não seja a última. A parcialidade é algo que não rima com jornalismo. Não é surpresa para ninguém o muito forte pendor ideológico/político do Jornal Serras de Ansião e basta ver com atenção quem são os accionistas para perceber o que quero dizer com isto.
Há pouco mais do que uma semana ouvi algo que me levou a consultar a edição de Outubro do Jornal Serras de Ansião. Não acompanho este Jornal nem sequer o recomendo a ninguém, dada a sua parcialidade. Apenas quando algo me chega aos ouvidos me dou ao trabalho de ir ver de que se trata.
Tratava-se de um artigo sobre o I Congresso da Bolota de Sicó e tinha como título "O carvalho não é só bolota". Sendo eu o mentor deste congresso, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Ansião, a qual possibilitou que a inscrição no mesmo fosse gratuita, obviamente que achei este título parcial e de pendor estritamente político.
Mas vamos aos factos, como é que alguém pode afirmar sobre este evento que o cavalho não é só bolota? Só mesmo quem não se deu ao trabalho de ler o programa do evento (que na altura da publicação do artigo não estava sequer disponível...) é que poderia afirmar algo de tão absurdo. Se houvesse seriedade, teriam esperado pela publicação do programa do evento, pois aí veriam que nunca ninguém disse que o carvalho era só bolota. Este evento tratou sobre carvalhos, azinheiras, habitats, ecossistemas, paisagem, ordenamento do território, inovação, criatividade e muitos outros aspectos.  Claramente houve alguém que não fez o TPC, ou então foi apenas a parola da trica política, que queria fazer boa figura. Além de não ter feito boa figura, teve o efeito inverso, já que fez má figura e, como se diz pelo Porto Largo, enterrou-se ainda mais. 
Dei-me ao trabalho de ler o artigo todo e até me arrepiei com as atrocidades geológicas ditas nos primeiros parágrafos. Não é nada boa ideia armarem-se em geógrafos físicos e geólogos sem se prepararem bem. Eu, enquanto ambos, ri-me à fartazana com o que ali foi dito sobre aspectos geológicos e geomorfológicos (embora não tenha graça nenhuma o que ali está escrito sobre a componente geológica e geomorfológica...). Se calhar uma leitura do capítulo relativo à geologia e à geomorfologia da minha tese de mestrado teria sido uma boa ideia, pelo menos evitaria o embaraço de ser chamado à atenção sobre tanta atrocidade geológica relatada nos primeiros parágrafos.
Mas voltando aos carvalhos, esperaria ver quem escreveu tal artigo no Jornal Serras de Ansião no I Congresso da Bolota de Sicó, contudo a sua ausência foi notada. Teria sido importante estar presente, mas afinal o que importava era lançar "lama" e "fugir", já que o jogo sujo da politiquice é assim mesmo (já sobre o Serras de Ansião, não sei se esteve algum jornalista presente e confesso que estou curioso para ver se será feita alguma referência na próxima edição...).
Lamento que assim seja, lamento o que li neste artigo e lamento profundamente a parcialidade ideológica/política do Jornal  Serras de Ansião. Lamento que haja pessoas que achem mais importante criticar um evento de interesse publico só porque foi outra força política que teve o mérito de organizar tal evento, a solo ou em parceria. Poderiam ter feito o que qualquer pessoa decente teria feito, ficar feliz pela organização de um evento importante para toda a região e a vários níveis, ambiental, cultural, económico, etc. Poderiam ter ficado bem na foto, contudo ficaram mal!
Fiquei feliz pelo facto do evento ter corrido bem, de termos tido a possibilidade de ter connosco oradores de grande qualidade e mérito (não me estou a incluir, pois eu sou apenas o João Forte de Ansião) e de termos tido uma boa casa e algumas pessoas terem vindo de longe, prova de que o evento chegou longe. No próximo anos novidades irão surgir para benefício não da força política A ou B, mas sim de todos nós e da nossa região!
Só serão credíveis quando fizerem por isso, lembrem-se disto! Há que credibilizar a imprensa local, portanto espero que este comentário ajude a mudar o paradigma, o qual só prejudica quem utiliza a imprensa local para fazer fretes políticos!

Sem comentários: