9.4.24

Mobilidade em territórios de baixa densidade: o regresso da Rede Expresso a Ansião


Foi naturalmente uma excelente notícia o facto da Rede Expresso ter novamente começado a operar/parar em Ansião, após anos de inexistência de serviço. Eu posso dizer que sou do tempo onde a Rede Expresso parava quer em Ansião (Vila), quer no Pontão. Se bem que me lembro, depois de ter deixar de haver serviço em Ansião, passou apenas a haver no Pontão e depois disso também deixou de haver serviço no Pontão. Cheguei a ir para Lisboa muitas vezes de autocarro, primeiro apanhando o mesmo em Ansião e depois, por falta de serviço em Ansião, no Pontão.  
Há dois anos falei da problemática que é não haver uma boa rede de transportes públicos na região de Sicó, mal sabendo eu que dois anos depois o cenário iria mudar, mesmo que de forma incipiente, já que apesar de ser uma boa notícia o regresso da Rede Expresso a Ansião, o cenário continua a ser muito complicado. Espero que isto seja o início de algo maior e que o cenário mude para muito melhor nos próximos anos. É fundamental também para estes territórios de baixa densidade populacional terem uma boa rede de transportes públicos, a qual comporte uma mobilidade local, regional e nacional. 
Para os curiosos, a fotografia que inicia este comentário é em Ansião, sendo quase que um monumento "vivo" de outros tempos, onde os autocarros da rodoviária, aqueles cor de laranja, faziam as delícias de quem os utilizava e de quem os via a passar.




 

Sem comentários: