22.8.22

Sobre o civismo e a forma de mitigar a falta de civismo...


Alguns irão numa primeira reacção dizer porque carga de água eu coloquei aqui uma fotografia de uma casa de banho. É fácil, mas vamos antes falar do início.

Em meados da década de 90 foi construída uma casa de banho pública na Mata Municipal de Ansião, obra esta que desde início levantou dúvidas, seja pelo mamarracho que era seja pela rápida degradação da mesma, fruto de uma crónica falta de civismo por parte de muitos utilizadores. Muitos ansianenses lembrar-se-ão desta casa de banho, a qual foi finalmente demolida passados uns anitos.

Anos depois aproveitou-se um edifício existente para construir uma outra casa de banho, esta no Parque Verde, em Ansião. Boa localização, bom aproveitamento e, parecia, tudo em ordem para o bom usufruto desta importante infraestrutura. Contudo faltou o civismo de muitos utilizadores. 

Esta fotografia foi tirada no início do ano, aquando precisei de ali ir. Fiquei decepcionado em constatar a crónica falta de civismo dos utilizadores, os quais não têm respeito pelo por eles próprios, enquanto utilizadores, quer pelos outros utilizadores, inclusivamente visitantes. Destroem os equipamentos, levam o papel higiénico e não só...

Ah e tal, a falta de civismo é normal, dirão alguns. Não é normal, digo eu. Digo também que é uma questão de educação ou falta dela. Também no início do ano, e na Torre Vale de Todos, precisei também de utilizar uma casa de banho pública ali situada. Para meu espanto, estava impecável, só não havia luz, facto ultrapassado pela luz do telemóvel. Uma casa de banho pública limpa, com papel higiénico, sabão e desinfectante. Será o pessoal da Torre de Vale de Todos mais educado e civilizado que o pessoal da Vila de Ansião? Fica a "provocação"...

Ah, sobre a forma de mitigar a falta de civismo, duas soluções, a primeira é a mais importante, ou seja a educação. A segunda é termos equipamentos à prova de animais irracionais!

Sem comentários: