14.9.19

Muito bem!


A semana europeia da mobilidade está a prestes a começar, daí ser a altura perfeita para falar de algo que me agradou de sobremaneira em Ansião. Quem me conhece sabe a ligação que tenho com as bicicletas, ou seja o facto de andar de bicicleta desde miúdo e o facto de andar de bicicleta ser, para mim, uma forma de estar na vida. Quem é inteligente utiliza a bicicleta, é um facto!
Já há mais de uma década que andava a pedir aos executivos que presidiram aos destinos da Câmara Municipal de Ansião, que disponibilizassem vários locais de estacionamento para bicicletas, nomeadamente nas sedes de freguesia. Da primeira vez que abordei formalmente um autarca, recebi a resposta: "ah, só se for nas escolas, já que fora disso não vale a pena". Fiquei perplexo com tal resposta, que demonstrava apenas uma coisa, desconhecimento de causa e muita preguiça (o que foi uma ironia sabendo que esse mesmo autarca esteve ligado profissionalmente à actividade física...). Há 2 anos voltei a falar formalmente do tema, desta vez com outros autarcas e eis que há uns tempos começaram a surgir os tão necessários locais para estacionar (e prender) bicicletas. Sim, já existia (apenas) um, mas num péssimo local (num cantinho ao pé dos caixotes do lixo num parque de estacionamento na Vila de Ansião) e numa tipologia de estrutura que não é recomendável, os chamados "entorta raios". Existia também um outro, mas privado, que apesar de ser mauzinho, pelo menos mostrava que existia nessa época alguma atenção à questão, pelo menos enquanto eu tive influência na coisa.
Agora há vários, não sabendo eu quantos ao todo. Já vi 3 (Piscina; Ribeiro David; Parque Verde). São bons locais para os mesmos e a estrutura implantada é a correcta. No caso dos da piscina, foram mal posicionados, pois estão demasiado perto da parede (poderiam ter ficado 30 ou 40 cm mais longe da parede) e foram mal chumbados no chão, mas isso corrige-se facilmente. 
Espero que existam mais, seja em Ansião, seja nas outras sedes de freguesia, e que mais sejam disponibilizados em locais estratégicos, de forma a fomentar a utilização da bicicleta. Isto quando há quem pegue no carro a gasóleo para percorrer apenas... 500 metros!!!
Importa também resolver a questão das bicicletas de uso partilhado, que infelizmente têm tido uma história complicada, e que com a possível insolvência da Órbita (acho que está para entrar num PER) mais complicada fica. 



Sem comentários:

Enviar um comentário