24.1.23

O mundo mágico dos cogumelos em Sicó



Se a memória não me engana, esta é apenas a segunda vez que falo de alguma forma sobre cogumelos no Azinheiragate. A primeira foi motivada pela compra de um livro sobre cogumelos. Porque assim foi? Bem, primeiro porque não sou especialista em cogumelos, depois porque já há algum tempo que deixei de abordar em pormenor certos assuntos ou temas, já que há quem aqui venha cuscar, de forma desonesta, para depois ganhar dinheiro com isso... E eu detesto aqueles que singram na vida indo à boleia dos outros, ou seja que são o que são através do mérito alheio. Aprendi esta lição da pior forma, quando por várias vezes pegaram em partes de trabalhos e afins que eu tinha feito e venderam o produto como seu, sem sequer citar a minha pessoa... É algo de muito feio de se fazer.
Mas vamos ao comentário propriamente dito. Estas duas fotografias são do mesmo cogumelo, tal como podem confirmar pela envolvência. Há umas semanas deparei-me com este e outros cogumelos e acabei por tirar uma fotografia para mais tarde recordar. Apenas 3 dias depois, quando tive de voltar ao mesmo local, o cogumelo já se tinha "transformado" à conta do belo sol que apareceu após o primeiro registo fotográfico. Uma bela transformação ocorrida em apenas 3 dias, e esta hein?! Aproveitem o ar livre e limpo de Sicó para a bela da caminhada, fica o desafio!
E tentem saber mais sobre cogumelos, de forma a não só saberem mais desta temática, bem como um dia poderem eventualmente saber o suficiente para escolher os que são comestíveis e os que não são. Isto faz toda a diferença e evita acidentes perfeitamente evitáveis. E sim, os cogumelos também são um recurso natural que se pode explorar de forma sustentável na região de Sicó.

Sem comentários:

Enviar um comentário