29.7.22
Legal ou ilegalmente?
24.7.22
Estou parvo com esta falta de solidariedade para com os bombeiros da região de Sicó!
20.7.22
E agora, ICNF e CCDRC?
Trata-se de um mapa que o Grupo Protecção Sicó produziu e é um mapa deveras interessante. Nas próximas semanas irei ser incisivo sobre a questão dos incêndios na região. E para ser incisivo nem é preciso gastar muitas palavras, mas sim ser objectivo.
Neste mapa têm uma sobreposição entre a área de Rede Natura 2000 (Sítio Sicó/Alvaiázere) e as áreas ardidas dos incêndios de Ourém (Freixianda), Alvaiázere e Ansião. No total cerca de 12000 hectares de área ardida, sendo quase 2000 hectares área da RN2000.
Ora, impõe-se uma questão fundamental. O que fizeram o ICNF e a CCDRN para evitar este desastre ambiental? Sabendo das competências e responsabilidades destas entidades no âmbito da RN2000, o que têm as mesmas a dizer sobre este desastre ambiental?
Estou deveras curioso para saber o que ambas as entidades têm a dizer sobre o sucedido, bem como o que se segue em termos de mitigação do problema e da gestão futura do Sítio da RN2000 Sicó/Alvaiázere.
Para já é isto que tenho a dizer, mas brevemente voltarei ao assunto, falando de outras entidades com competências e responsabilidades.
15.7.22
10.7.22
Gosto de folclore, mas não deste género...
Fonte: Facebook da Junta de Freguesia de Pousaflores
Fiquei bastante perplexo quando vi algumas destas imagens, já que a moda pimba ainda consegue surpreender. Compreendo a ânsia em querer divulgar o território e os locais, contudo nunca na base do pimba, da chapa 5 e de modas efémeras.
Mas vamos ao que me traz a este comentário. Antes de mais, logo que passe ao lado destas mariolas, irei derrubar todas as que vir, já que não faz qualquer sentido as mesmas ali. É pouco mais que um estorvo paisagístico que sem sequer legal é... Copiou-se o balancé, vindo sabe-se de lá onde, copiou-se a moda das mariolas, vindas de onde até fazia sentido, muito embora se tenha tornado um circo nas mãos de algumas pessoas ligadas às modas do momento. Para quê todo este pimba? Onde pára a identidade dos locais?
E teve de se copiar a moda das placas com cores espampanantes... Isto quando se podia ter feito algo de inovador e integrado da paisagem e neste território da Rede Natura 2000.
E depois isto, onde temos uma bela fórnia (fórnia da Ucha), importante elemento geomorfológico que poderia ter sido utilizado em vez do "vale encantado" nesta placa. Ou outro elemento histórico ali existente, escolhas não faltam. Tudo bem que a porta adiante está engraçada, o problema é que continuam a descaracterizar estas serras com elementos estranhos às mesmas, seja objectos, seja nomes.
Mais uma vez, compreendo a vontade de fazer estas coisas, contudo há que o saber fazer com atenção aos factos e aos pormenores, sem modas, importações, chapas 5 e outras coisas à mistura. Há coisas, já feitas na Serra da Portela que ficaram porreiras, contudo outras, como estas, nem por isso...