17.6.26

O prazer de... ler!



Mais uma fornada de livros que nos últimos dias entrou na minha biblioteca pessoal. Desta vez um livro sobre os símbolos do país, matéria que estava em falta na minha biblioteca. Depois um livro sobre uma espécie que está no melhor e no pior, o Ser Humano e as suas singularidades. Ambos em bom português, sem desacordo ortográfico à mistura.
Depois dois livros em inglês, um sobre a história dos livros e outra sobre os otomanos. Tive de folhear ambos para perceber se justificava trazê-los comigo e demorou pouco para perceber que se justificava plenamente. Leiam e deem a ler. Visitem livrarias, alfarrabistas, bibliotecas municipais e afins!





 

13.6.26

Muito preocupante!!!


Deparei-me há poucos dias com esta mensagem num grupo do Facebook da região de Sicó, sendo que fiquei perplexo com o conteúdo da mensagem. A aplicação de veneno e/ou herbicida não é nem nunca será uma solução, será sempre um problema que atenta contra a saúde pública dos sicoenses e contra os recursos aquíferos deste território. Mais preocupante foi constatar que quem escreveu isto é mãe de filhos, mais parecendo que não tem qualquer preocupação ou noção sequer do perigo que isto é para os seus próprios filhos.
Fica a dica e o alerta...

 

8.6.26

Palestra das Jornadas Europeias de Arqueologia!


Informação via Al-Baiaz:


"Estimad@s associad@s e amig@s

A Al-Baiӓz – Associação de Defesa do Património vai participar nas Jornadas Europeias de Arqueologia com uma palestra “Entre Vales e Serras: Revisitando o Património Arqueológico do Norte do Distrito de Leiria”.

As Jornadas Europeias de Arqueologia decorrem entre os dias 12 e 15 de junho a nível europeu, este ano sob o tema “Arqueologia a Acontecer”, tendo como foco principal a Arqueologia preventiva e o seu papel na proteção e salvaguarda do Património Arqueológico. Em Portugal estas jornadas são organizadas pelo Património Cultural, IP. 

A convite deste Instituto a Al-Baiӓz participará nestas jornadas com uma palestra “Entre Vales e Serras: Revisitando o Património Arqueológico do Norte do Distrito de Leiria” proferida pela Dr.ª Catarina Mendes na sede da associação, dia 13 de Junho, 17H30. 

Com esta palestra propomo-nos fazer uma viagem pela riqueza arqueológica deste território, destacando a forma como a singularidade da paisagem — marcada por vales e serras — moldou a vivência das comunidades humanas desde a Pré-História até à Idade Média. Além de apresentar uma leitura atualizada dos dados arqueológicos, a iniciativa fomenta a reflexão sobre a importância da salvaguarda, e valorização deste valioso património cultural.

É importante sensibilizar as populações e as autoridades sobre a riqueza e a diversidade cultural destes territórios e a necessidade de proteger e promover o notável património arqueológico da região.

Venha assistir a esta palestra para ficar a conhecer um pouco melhor o rico passado histórico-cultural destes territórios dos concelhos do Norte do Distrito de Leiria.

Aqui fica o convite."


 

1.6.26

Uma actividade muito especial na Constantina!


A ideia já tinha surgido antes do COVID, mas meteu-se o COVID e depois foi uma complicação para conjugarmos esforços no sentido de organizarmos uma actividade muito especial, a qual se insere no fim-de-semana do Santo António à moda da Confraria. Além das várias actividades no próximo fim-de-semana na bela aldeia da Constantina, Ansião, há uma actividade pensada para miúdos e graúdos como eu, que jogaram à carica na sua juventude e ficaram com essa maravilhosa memória. O desafio é os graúdos aparecerem com os seus pequenos no antigo campo da bola da Constantina, porque nós temos as caricas e tratamos das pistas para jogarmos e, assim, passarmos uma tarde memorável.
As aldeias precisam de nós, nós precisamos das aldeias!!


 

28.5.26

Muros da incompetência.


Tendo crescido literalmente ao lado do rio Nabão, torna-se ainda mais interessante falar sobre aspectos vários associados ao mesmo. Isto porque além do conhecimento científico que tenho do mesmo, tenho o conhecimento de campo, com décadas de conhecimento acumulado. Isto, e desta vez, para falar, mais uma vez, dos muros, que mais uma vez foram abaixo nalguns sectores. Uma obra que nasceu mal e ainda hoje, passados tantos anos, tem reflexos negativos. A forma como os muros foram feitos foi a pior, facto que está à vista com mais uns metros de muro que foram abaixo. Não, não foi culpa apenas da água, foi sim da forma como foram feitos, sem considerar o básico, sendo feitos só para mostrar aparência e pouco mais. E quando assim é não há milagres. 
Nas próximas semanas irei voltar à questão do rio, pois há duas ameaças à vista, duas ideias parvas Qb, que só existem porque a competência não existe, portanto há que mandar betão a ver se dá nas vistas. A identidade local está em risco, sejamos frontais!

 

20.5.26

Resmas de palestras!

Os últimos meses foram particularmente produtivos em termos de palestras e apresentações que dei em vários locais. Ansião, Lousada, Vila Verde e Alvaiázere foram os lugares visados desta vez, todos eles em dose dupla em diferentes momentos/dias/meses. Ao início desta longa viagem que já levo nestas lides, não me sentia confortável em falar publicamente, mas com os anos e com a bagagem que fui ganhando, comecei a tomar o gosto em comunicar e partilhar conhecimento. Tenho aprendido bastante com isso.

Houve dois momentos que me marcaram de forma muito especial, um em Agosto de 2025, o da apresentação do projecto de inventariação do património geológico de Ansião, onde já pude partilhar parte de uma enorme descoberta científica. Outro em Janeiro de 2026, no dia anterior à tempestade que mudou a região. Em Janeiro voltei aquela que foi a minha escola, para, finalmente, dar uma palestra. Há mais de uma década que quase que tive para lá ir, contudo fui boicotado por gente que séria nem de nome o é. Desta vez aconteceu e fui apresentar o resultado do projecto de inventariação do património geológico de Ansião à comunidade escolar. Foi um momento que, para mim, foi acima de tudo sentimental e que me deu um orgulho enorme.

Os outros momentos também foram relevantes, já que a educação ambiental é algo que considero fundamental para a mudança de mentalidades. Estive no Encontro Nacional de Associações do Ambiente e também numa escola profissional em Vila Verde, curiosamente, ou não, uma eco escola, na qual pude ajudar a içar a bandeira respectiva.

E assim se vai trilhando caminho e ajudando a mudar o paradigma, para melhor. É uma luta dura, diga-se, mas gratificante. Porquê? Quem me conhece, de facto, sabe porquê. 








 

10.5.26

Vamos descobrir quem anda a emporcalhar o nosso rio Nabão?


É um problema que ocorre já há muitos anos e que de vez em quando se vai falando. Já o falei aqui algumas vezes, seja a nível da poluição seja a nível da apropriação do domínio hídrico por particulares.

Vivesse em Ansião e teria todo o tempo do mundo para fazer as coisas e descobrir quem, afinal, anda a fazer descargas de esgoto, sabe-se lá com que poluentes, no nosso rio Nabão. Há várias origens de montante para jusante, mas neste momento quero focar duas bem conhecidas pelos ansianeneses, especialmente quem costuma fazer caminhadas no parque verde, a jusante da Ponte da Cal. 

Há uns dias recebi mais um pedido de ajuda, da parte de alguém que por ali passa e repara no foco de poluição. Passados alguns dias da mensagem, e aproveitando uma visita rápida a Ansião, fui ao local fazer os registos fotográficos actualizados. Não deu para mais do que isso, até porque já estava a ficar de noite. Num dos pontos era evidente que havia um esgoto a correr para o Nabão. No outro ponto não cheirava nada, mas é outro ponto problemático, cuja origem será fácil de descobrir, com a ajuda da análise de água por via laboratorial. O troço da linha de água é curto, portanto basta fazer um "transecto" dali até ao Ribeiro David, ao pé do Lar. 

Assim sendo lanço o repto, estarem atentos aqueles pontos e denunciarem à GNR/SEPNA, de forma a rapidamente se dar com a origem do foco de poluição. Há outra coisa que também pode ser feita, mas nem todos têm disponibilidade para isso, ou seja recolher uma amostra e mandar analisar num laboratório. Eu já o fiz há uns anos, no esgoto do lar do Alvorge, pagando do meu bolso

Naturalmente já andei a fazer algum TPC e ouvi algumas coisas sobre alegados focos de poluição, nomeadamente um...




 

5.5.26

Literacia.

Regressando a um tema tão relevante, embora se traduza em poucas visualizações, volto aos livros, revistas e às leituras. É fundamental continuar a pedagogia dos livros e da leitura!

O primeiro livro é de um estimado amigo de uma das associações da qual faço parte, a Al-Baiaz. Um livro com muito "sumo" de património, que  será lido quando tiver uns dias mais calmos em termos de trabalho. 

Segue-se outro livro, também com a mão do meu estimado amigo, que organizou os conteúdos. A poesia também se aprende a gostar, portanto irei com este livro aprender mais umas coisas sobre o passado de Portugal, já que o livro foca a vida de Roberto das Neves. Estou expectante para me debruçar sobre este livro.



Depois... as revistas. A primeira já é vossa conhecida, pelo menos para quem acompanha o azinheiragate. Mais um número nas bancas, mais uma ida à papelaria.

Finalizo com a mítica National Geographic, que acompanho desde o seu primeiro número em Portugal e tenho a maioria dos números saídos, num deles consta o meu nome num artigo que foca uma descoberta na minha região. Haverá melhor do que isto? A ver o que o futuro me reserva em termos de descobertas relevantes, as quais consigam chegar longe...

E aproveitem para passar nas vossas bibliotecas municipais, pois há muito livro para ser lido!



 

27.4.26

Queremos mesmo perder isto?


É apenas um de dezenas de milhar de registos fotográficos que tenho sobre Sicó. Largas centenas mostram uma vivência que aprecio desde sempre, uma vivência que vivi e que defendo e pugno para a nossa região. Infelizmente esta vivência está-se a perder a uma velocidade vertiginosa e com isso práticas importantes, formas de estar fundamentais para moldar a paisagem e um estilo de vida que nos consegue dar qualidade de vida e muita independência a todos os níveis. Pouco estamos a fazer para garantir que o futuro se sustente no muito e bom que ainda temos, mas que se irá perder caso não tenhamos a capacidade de delinear uma estratégia para desenvolver este território de acordo com todo este património.
Além ser um facto que não estamos no bom caminho, também é um facto que não valorizamos quem mais sabe, não temos uma cultura de mérito e de exigência. Temos, infelizmente, uma cultura do chico esperto, do favorecimento e do jobs for the boys. Não seria grave se boa parte do problema não fosse a nível político, o qual é a chave para o problema. Enquanto a chave do problema não deixar também ela de ser parte do problema, nunca sairemos da cepa torta. Enquanto a porta para o sucesso da região continuar a ser aberta para os amigos e não para quem mais sabe da região, tudo irá continuar na mesma. E já perdemos décadas com isto que falo...
Fica a reflexão!

 

23.4.26

Um concurso de fotografia desvirtuado!


Fonte: Município de Ansião (Excerto de imagem do cartaz)

Já participei neste concurso de fotografia e acompanho-os todos os anos desde o seu início. Eis que este ano algo me surpreendeu e não pela positiva. na minha opinião, este concurso fica este ano desvirtuado com a alteração do âmbito do mesmo, relegando-o para uma recolha de imagens associadas aos impactos da tempestade ocorrida em Fevereiro. O que faria sentido era reunir imagens sobre os impactos da tempestade numa exposição, não tornar a captação das mesmas num concurso...


 

19.4.26

Não terem comemorado o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é preocupante...


Ontem foi um dia especial para o património, pois comemorou-se formalmente o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Eu fiz a minha parte enquanto defensor e promotor do património, dando uma palestra onde partilhei e aprendi mais sobre património cultural com quem assistiu ao evento, organizado pela Albaiaz - Associação de Defesa do Património.
Fazendo uma pesquisa pelas redes sociais dos Municípios, reparei que, em Alvaiázere, não houve nenhum evento promovido pelo município, houve apenas uma nota sobre o mesmo. Em Ansião nem isso. Em Pombal vi que houve uma acção de limpeza em redor do Castelo de Pombal, dadas as consequências da tempestade. Em Soure, nada surge sobre este dia no Facebook do município. Condeixa idem. Já Penela teve (hoje inclusive) visitas guiadas para comemorar este importante dia. Isto a nível de municípios.
Fazendo uma análise sobre a importância dada a este dia pelos municípios da região de Sicó, e tendo por base a importância que lhe deram, posso dizer que estou desiludido com os municípios que não comemoraram este dia com algum tipo de evento. É algo que considero inaceitável, já que as entidades públicas deveriam ser as primeiras a dar o exemplo em prol também do património. Há que reflectir sobre o porquê destes municípios que nada organizaram, não darem a devida importância ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios...
Parabéns às entidades e associações que organizaram actividades para comemorar este importante dia! O associativismo nunca desilude. Tenho pena não poder estar em dois lados, senão ontem teria ido à Redinha  assistir a uma bela palestra dada por reputados arqueólogos, também eles amigos do património de Sicó.



 

14.4.26

Estão convidado/as, façam o favor de participar e se envolver em ambas as actividades!





"Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – 18 de Abril 2026

A Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património convida toda a comunidade a celebrar o nosso património cultural com duas actividades especiais em Ansião e em Alvaiázere — gratuitas e abertas ao público!
📌 🗺️ Visita Guiada – Centro Histórico de Ansião
🕙 10h00 – 12h00
📍 Ponto de encontro: Câmara Municipal de Ansião (Praça do Município)
👤 Guia: Manuel Augusto Dias, historiador
Venha descobrir as histórias, memórias e riqueza do nosso centro histórico!
📌 🎤 Palestra – Inventariação do Património Cultural de Ansião: Conhecer para Preservar e Valorizar
🕓 16h00
📍 Sede da Al-Baiäz (Rua das Cinco Vilas, nº 79 – Vendas de Maria)
👤 Orador: João Forte, geógrafo
Uma reflexão essencial sobre a importância de conhecer para melhor proteger o nosso património, especialmente em contextos de risco.
✨ Participe e celebre connosco o património vivo!
📣 Traga amigos e família — juntos valorizamos a nossa identidade!

10.4.26

Uma jóia que tem de ser preservada a todo o custo!


Sim, é a nossa jóia. Onde? Algures pela região de Sicó! Palmilhando a região conseguimos perceber a jóia que temos em mãos, aonde vivemos. Porque insistimos em continuar a degradação e destruição desta paisagem de valor excepcional?! Que tal começarmos a passar menos tempo sentados a ver lixo televisivo e a passar mais tempo fora de casa? O desafio está feito e a paisagem de Sicó está à vossa espera. Conhecem bem? Olhem que não, olhem que não...