Andei uns 20 minutos à procura da fotografia inicial, mas não encontrei. Assim tive de me recorrer de uma fotografia da fotografia original, a qual tinha tirado via écran do computador há uns tempos para não me esquecer de falar do assunto aqui no azinheiragate.
Há poucos meses a Junta de Freguesia de Ansião recuperou algumas fontes, sendo que esta é uma das intervencionadas. Tinha uma foto antiga no arquivo, portanto nada melhor do que utilizá-la para mostrar o antes e o depois. É importante e de aplaudir recuperar as antigas fontes, sendo que o próximo passo é garantir que dali sai água potável.
Eu sou do tempo em que se utilizava fontes como esta para beber água, mas o que se passou desde então para deixarmos de as utilizar? Ter uma fonte destas só para mostrar é positivo, contudo se não se garantir que a água é potável, de pouco vale no médio e longo prazo. Lembrem-se que há ainda quem passe por ali e gostasse de parar para encher o cantil. Na Vila de Ansião passam peregrinos que usam estas fontes para encher os cantis...
Para provedora da água, potável, sugiro a Dª Maria Luisa Ferreira, dado o seu contributo em termos da qualidade dos recursos aquíferos em Ansião.
Foi pena tirarem a fonte que havia na Viela da Capela Velha na Serra de Mouro.
ResponderEliminarHá algum registo fotográfico da mesma?
EliminarFoi pena terem tirado a fonte que havia na Viela da Capela Velha na Serra do Mouro.
ResponderEliminar