28.3.23

Despejar glifosato na via pública é sinónimo de ter os passeios asseados? Desde quando?!


Farto-me de rir com a retórica do lóbi dos herbicidas, especialmente quando afirmam que vão dar asseio ao seu passeio depois de regar o mesmo com glifosato. Não percebo esta mentalidade medieval de insistir em algo que não faz sentido e que, imagine-se, tem opções amigas do ambiente (quando é efectivamente necessário...).
Avisos como este constavam nos postes de Condeixa nas últimas semanas. Pensei que Condeixa gostava de evoluir, contudo esta é a prova que não é bem assim. Práticas medievais no mau sentido continuam a ser a regra quando já deviam ter sido banidas. Há conhecimento científico que mostra que não é boa ideia insistir no glifosato e afins, há práticas que podiam resolver o problema onde efectivamente o há, contudo a mentalidade continua igual, sem querer mudar o paradigma, sem ouvir os conselhos que quem sabe da matéria.
A Câmara Municipal de Condeixa não é consequente com o que afirma nas redes sociais, senão vejamos:

"Câmara leva cinema imersivo às escolas para sensibilizar sobre a escassez da água💧
A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova deu início ontem, dia 22 de Março, no Dia Mundial da Água, a uma campanha de educação ambiental direccionada ao público escolar, sensibilizando-o para a importância do ciclo da água, da água nos oceanos e alertando para a necessidade do uso consciente e eficiente da água.
“A escassez de água é uma questão que nos deve merecer uma atenção especial, sobretudo depois de tomarmos consciência das suas consequências reais, como aconteceu no ano passado durante um período de seca prolongada. Esta campanha pretende preparar as novas gerações para uma mudança de comportamentos que se exige para minimizar os impactos decorrentes da crise climática”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, durante uma visita à Escola Básica 2,3 de Condeixa, onde decorre a iniciativa.
Durante três dias, entre 22 e 24 de Março, centenas de alunos vão assistir naquele estabelecimento de ensino a sessões de cinema imersivo, com exibição de um filme relacionado com o recurso água, em formato de full dome 360º, incorporando imagens reais e tridimensionais projectadas numa cúpula insuflável.
Participam na iniciativa 550 alunos de 24 turmas dos 4º, 6º, 7º e 8º anos, sendo que aos alunos mais novos será exibido o filme “Oceano fonte de Vida”, que fará uma viagem pela vida nos nossos oceanos e aborda o ciclo da água, e aos mais velhos (7º e 8º anos) será apresentado o filme “Origem da Vida, Formação do Planeta”, que relata, de forma única e espectacular, aquela que pode ser considerada a mais bela história do mundo, ou seja, a história de como começou a vida na Terra.
Esta actividade lúdico pedagógica, que pretende dar cumprimento ao Plano de Redução de Consumos de Água, proporciona aos mais novos momentos de conhecimento, de forma apelativa através de imagem, projetada a 360º, exibida num planetário insuflável.
No final da acção de sensibilização é ainda entregue a cada aluno uma pequena ampulheta para que, em casa, se sintam incentivados a medirem o tempo que gastam a lavar dentes, mãos e a tomar banho, de modo a reduzirem o desperdício de água."

Fonte: Facebook do Município de Condeixa

Ou seja, diz uma coisa num texto, mas na prática faz outra que atenta contra tudo aquilo que o texto que a mesma escreveu defende.
Há uns anos criei uma plataforma informal que dá pelo nome de "Plataforma contra os herbicidas - Sicó", a qual pretende ajudar a mudar mentalidades. Parece que a minha influência neste domínio ainda não chegou a Condeixa. Ajudem a que aconteça, partilhando! Sei que há pessoas de Condeixa preocupadas com esta situação, pois foram elas que me contactaram para falar do assunto, portanto há massa crítica para ajudar a mudar mentalidades e a mudar de uma vez por todas o paradigma!

Sem comentários:

Enviar um comentário