Na cultura portuguesa há uma palavra que usamos frequentemente quando somos pouco competentes em termos profissionais. Falo, claro, da palavra "siga", que utilizamos quando fazemos trabalhos amadores. Siga para a frente que está feito, dizem muitos. Já são menos os que dizem que o trabalho ficou bem feito...
Curiosidades à parte, vamos então aos factos que me levam a escrever estas linhas. Há poucos dias deparei-me com uma imagem que é basicamente um ortofoto com uns extras. Qualquer um percebe o que se pretende com esta imagem, contudo, e fazendo uma análise da mesma, nota-se uma pobreza franciscana na elaboração da mesma. Péssimo enquadramento do título e do logo do município, margens nem vê-las e legenda minimalista sem um bom enquadramento. Na rosa dos ventos mal se percebe o "N" (para quê complicar o que é simples...) e falta um elemento fundamental, ou seja a escala, gráfica ou numérica.
Entre Dezembro de 2004 e Março de 2008 fui técnico superior no município de Alvaiázere e implementei os SIG´s municipais (Sistemas de Informação Geográfica). Tristemente está à vista o investimento feito desde então nos meios humanos que lidam com os SIG´s municipais.
Eu teria vergonha se apresentasse uma imagem destas, com tanto erro técnico. É suposto o trabalho ser de qualidade, já que os técnicos são pagos para isso. Exige-se os mínimos aos técnicos, municipais ou não. Brio profissional idem.
Sem comentários:
Enviar um comentário