27.7.19

Regulação da publicidade Vs paisagem urbana


Tinha esta foto em espera para logo que possível pudesse falar nesta questão sinalética publicitária e dos suportes publicitários em meio urbano. É um tema que me começou a interessar no tempo da faculdade, onde estudámos ao de leve muitos exemplos associados quer à sinalética publicitária, quer dos suportes publicitários respectivos. Vi de tudo, bons e maus exemplos e comecei a compreender o impacto positivo ou negativo, ou mesmo irrelevante, de muitos sinais publicitários que invadem a paisagem urbana. Como em tudo, no meio é que está a virtude e há que criar regras nos regulamentos municipais que visem a regulação da publicidade, evitando assim casos curiosos. Sabem ao menos se os vossos regulamentos municipais contemplam medidas que visam a regulação neste âmbito? Poucos serão os que sabem...
Não pretendo aqui debater a fundo esta questão, mas apenas introduzir a mesma, já que ao que me lembro nunca dissertei aqui sobre esta temática. A sugestão é simples, começarem a focar a vossa atenção nos painéis publicitários, de todos os tipos e dimensões que encontrem na vossa vila ou cidade (como é o caso ilustrado pela foto acima). Vejam exemplos positivos, irrelevantes ou mesmo bizarros e depois digam de vossa justiça. Se me forem enviados conteúdos relevantes, poderei elaborar um novo comentário com base nos mesmos. A paisagem urbana tem muitas curiosodades, algumas delas surgem através da publicidade e dos suportes publicitários.
Relativamente ao que observam na fotografia que ilustra este comentário, tenho uma opinião simples, a de que é demasiada informação num mesmo espaço. Além disso não me parece que a localização seja a melhor...

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