8.4.20

Vamos falar da passarada?!


Sim, passarada é um termo vulgar, mas nada melhor do que utilizar este termo para vos prender a atenção para este tema. Vamos então falar de pássaros, aves ou avifauna, é como entenderem. É um tema algo ausente deste blogue, daí, e tendo em conta algumas curiosidades, ser a melhor altura para falar do tema.
Já muitos devem ter reparado em algo diferente no nosso dia-a-dia. Com a pandemia vieram muitos factos curiosos, sendo que um deles é o facto de, agora, ouvirmos mais facilmente o chilrear dos pássaros. Estes belos sons estavam abafados pelos constantes barulhos, seja de carros, obras ou outras coisas mais. Com esta acalmia o chilrear dos pássaros destaca-se na paisagem sonora de Sicó e não só.
Há umas semanas partilhei nas redes sociais um artigo que basicamente apelava a que pudéssemos dedicar algum do nosso tempo a observar os pássaros, nossos vizinhos, da janela da nossa casa. Passados uns dias apercebi-me que aquela partilha teve efeito prático, através de um amigo médico, que fez isso mesmo, observou uma bela ave de rapina da janela da sua casa, ficando maravilhado com o facto. Foi uma boa forma de passar o tempo de descanso a descomprimir dos tempos difíceis que nos assolam. As redes sociais podem ser uma boa ferramenta quando bem utilizada, fica a dica...
Já depois deste feliz episódio, e tendo eu este episódio na memória fresca, eis que me vejo de férias e com tempo livre q.b.. Eis que fui aos caixotes onde tenho guardados os meus livros e, pesquisando nos livros que tenho sobre a avifauna, peguei num e toca a folhear as páginas. É um velhinho Atlas de Aves do PNPG, onde constam muitas espécies, algumas presentes na região de Sicó. Já agora, e para os mais interessados, fica a dica de um site onde podem encontrar muita informação sobre espécies da avifauna.
O objectivo era simples, escolher um candidato para ser vítima das minhas saudades de desenhar. Há muitos anos que não me dedicava ao desenho. E eis que escolhi o Pica-Pau-Malhado-Grande, fácil de reconhecer. Preto e branco com dois sectores vermelhos, um na cabeça outro perto da cauda. O desenho é apenas a preto e branco, tal como estou habituado a fazer.
O desafio é simples, aproveitar estas semanas de confinamento para, da janela ou do quintal, observar aves. Alguém já viu a espécie retratada no desenho que fiz? Quem aceita o desafio?!

1 comentário:

Joao disse...

Extraordinário desenho. Eu gostava muito de desenho mas era mais fácil. Aqui onde estou tenho sorte pois abro a janela, não se ouve qualquer ruído apenas os passarinhos e ontem estava a estender roupa na varanda e uma imagem que também não esqueço. As andorinhas a tentarem fazer ou refaze os seus ninhos que tinham sido destruídos o ano passado. Agora só peço ao Supremo que quem os destruiu chegue só lá para Agosto para dar tempo de as bebês nasçam e cresçam bem e saudáveis e para aprenderem a voar e regressar. Temos de saber receber sim mas as aves tem têm direitos e eu gosto de as ver a voar livremente e ouvir o seu canto.