4.4.20

Uma janela de oportunidade que é para aproveitar!


Diria que estou saturado da avalanche de comentários negativos e de comentários da treta sobre o problema "Covid 19". Já chateia ver tanta coisa e ver tanto pessoal que parece ter prazer em viver o seu dia-a-dia nas redes sociais a ver e a comentar conteúdos que além de não acrescentarem nada de positivo, apenas promovem um espírito derrotista. As redes sociais estão insuportáveis, tal a carrada de lixo negativo que nela está a ocupar tempo de antena. Claro que temos um problema em mãos, mas de que nos vale estar sempre a bater na mesma tecla? E que tal bater noutras teclas, não?!
Eu prefiro ser parte da solução em vez de parte do problema. Há coisas que nos ultrapassam e nessas pouco ou nada podemos fazer, contudo cada um de nós pode fazer muito para mitigar o que aí vem. Já dei alguns exemplos num comentário recente, mas agora quero focar outra questão pertinente e muito, mas muito importante.
Esta crise tem feito com que a sociedade se mobilize e se reinvente, trazendo o melhor de si à tona (sim, não tem trazido apenas o pior de nós à tona!). Desde formas criativas de ajudar os outros até formas até agora pouco relevantes de ajudar grupos desfavorecidos, caso dos idosos, muitas atitudes e acções de louvar tenho visto, seja das entidades públicas seja do vulgar cidadão, a título individual. A vizinhança ganhou um sentido perdido/esquecido muitas vezes. O espírito comunitário anda em alta e ainda bem! A inovação social tem agora ganho uma dimensão inesperada. Muitas das pessoas ainda não tiveram tempo para reflectir sobre esta inovação, criatividade e apoio que tem surgido, mas daqui a uns meses iremos chegar à conclusão de que houve um vírus que nos obrigou a fazer aquilo que era suposto fazermos já muito antes da sua chegada. Muitos estudos serão feitos sobre o que já se fez e do que ainda se fará até ao fim desta crise. Enquanto sociedade estamos a trilhar um caminho importante, que ainda não foi falado pelos comentadores do costume. As comunidades estão a fortalecer-se e há que aproveitar esta janela de oportunidade para que a sociedade saia fortalecida deste golpe viral!
Deixemo-nos de derrotismos, espírito negativo e comecemos de uma vez por todas a (re)construir as bases de uma sociedade já fragilizada antes do Covid 19. O mundo não vai acabar, como muitos messias do facebook andam a proclamar dia após dia. O mundo vai continuar, portanto resta-nos a nós ser parte de uma solução que torne o planeta mais sustentável, a sociedade mais humana e sensível e um espírito de entreajuda forte e durável. Aproveitem os dias em casa para fazer planos, desenvolver ideias, falar nas redes sociais com quem vale a pena, partilhar conteúdos úteis e ler livros, de forma a que o conhecimento seja cada vez maior e as ideias fluam!


Sem comentários: