22.7.19

A importância dos orçamentos participativos!


Porque insisto neste tema ano após ano, perguntam vocês. Simples, porque se trata de uma ferramenta fundamental da cidadania activa e da democracia participativa!
Ah, e tal já houve batota e polémicas que só mostram que os orçamentos participativos não valem a pena! Errado!! Era expectável que especialmente nas primeiras edições houvesse episódios do tipo "chico-espertice". Diria até que são as denominadas "dores de crescimento", passadas as quais as probabilidades de batotice começam a decrescer, dado o maior escrutínio deste tipo de processos. Ansião já teve estas "dores de crescimento", numa vez focadas na freguesia do Avelar e noutra vez na freguesia de Ansião. Enquanto que no Avelar eu soube da história ao ouvir A, B ou C sobre o que se passou, em Ansião ouvi alguém, fora de portas, a gabar-se que estava a monitorizar as votações e, assim, pressionar/gerir os votos, algo que foi factualmente uma batota/ilegalidade e falta de ética. Foi também ali que alguém que foi, até 2006, para mim uma referência, destilou ódio para com a minha pessoa por de forma indirecta ter falado na batotice feita... Essa pessoa confunde-se com uma entidade, quando uma coisa é essa pessoa e outra coisa é a entidade da qual faz parte. Foi também ali que essa pessoa, que se achava especialista em tudo, ou dito de uma outra forma aspirante a político dos ovos kinder, achou que eu não podia falar naquela situação, algo que curiosamente ia contra todos os valores que essa pessoa me transmitiu durante alguns anos. Quando se chega ao topo há o risco da pessoa se acomodar, dar as coisas como garantidas, achar que viver à sombra do passado é suficiente para manter estatuto e pensar que não é possível depois dar um grande trambulhão, degradando todo o trabalho de uma vida. Está dito, mas breve haverá mais...
Voltando ao Orçamento Participativo, desafio todos os ansianenses a propor projectos que se enquadrem no espírito e âmbito destes projectos de democracia participativa e cidadania activa. Mais uma vez, os orçamentos participativos não são para tapar buracos no orçamento municipal, tal como no passado aconteceu!
Desafio-vos a idealizar projectos das mais variadas temáticas, casos do património natural, construído, cultura, pessoas com mobilidade reduzida, literacia e muitas outras coisas mais. Associativismo, cidadãos esta é a vossa oportunidade de, mais uma vez, contribuírem para uma sociedade mais participativa! Há que ler bem o regulamento e não esperar pelos últimos dias. É fundamental que tenham um orçamento, de forma a que o projecto possa ser aprovado para votação. Digo isto porque já me aconteceu não ter um orçamento a tempo e, por isso, o projecto não ter sido aceite (uma empresa de serviços não me respondeu a um pedido de orçamento de recuperação de moinhos de vento...). Este ano vamos ver se tenho alguma ideia nova ou repito ideias antigas, caso de uma bicicleta adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, pensada para visitas turísticas.
E não tenham medo, pois mesmo que não consigam uma ideia sólida, durante o processo irão aprender mais umas coisas, por isso, nunca perdem!
Comecem a pensar, já que vão ter tempo para amadurecer as ideias. Depois basta uma descrição do projecto, complementada com o orçamento respectivo e a ideia de projecto está pronta a ser candidatada, aprovada e votada. Todos temos a ganhar, portanto.
Quem aceita o desafio do Orçamento Participativo?! 

Sem comentários: