20.6.19

As saudades que eu já tenho da meia maratona de Pombal...


Quando comecei dava pelo nome de meia maratona de Pombal. Depois passou para corrida do Bodo. Depois a longa distância acabou e começou a milha urbana de Pombal. Foi uma trajectória que, na minha opinião, é o reflexo de algum desacreditar no desporto popular, o atletismo. A meia maratona de Pombal era uma prova épica e que deixou saudades a muitos. Nunca compreendi porque foi posta de lado quando estava no seu auge. Ironicamente acabou quando começava a era das meias maratonas e outras provas por todo o país. Meia e mini maratona levavam centenas às ruas de Pombal de uma forma democrática, tal como o atletismo o possibilita. À frente os profissionais e atrás os amadores que corriam e correm pelo simples prazer de correr e pelo convívio. Vinha muita gente de longe para correr ali. Poucos desportos possibilitam num mesmo cenário competir com os melhores, quase lado a lado.
Depois da meia maratona e da corrida do Bodo ainda cheguei a ir à Milha urbana de Pombal, contudo o espírito era outro e deixei de comparecer. O que se fez nos últimos anos pelo desporto popular como é o atletismo? Não falo das provas em pista, pois aí a conversa é outra, falo sim dos desportos de rua como o atletismo. Aqueles que, como eu, ali correram, que dêem a sua opinião. Importa sobretudo reflectir...
Não espero que todos compreendam o que pretendo alcançar com este comentário, já que actualmente muitos correm um pouco por todo o lado numa época onde correr é moda (e bem!). Eu sou daqueles que já corria quando não era moda, quando se via apenas um ou dois a correr pelas ruas, dia ou noite, e nos chamavam de maluquinhos. Anos depois muitos dos que diziam isso juntaram-se a nós numa actividade física boa para a mente e para o corpo. E que bom é correr!


Sem comentários: