28.5.19

Os milhões, as requalificações, os jardins e os flops...


Quando ouvi a notícia sobre a requalificação do Jardim do Cardal, em Pombal, lembrei-me logo de um paradoxo, o qual tem o seu expoente naquilo que podem observar nestas duas fotografias, tiradas no final de Abril. Enquanto fazia tempo, esperando pela hora de estar com amigos num jantar, fui até ao Jardim do Cardal, mais precisamente a um campo de basquetebol que existe lá para os confins daquele jardim. É um espaço que está ao abandono, com uma taxa de utilização que, pelo aspecto, indicia ser baixíssima (para a prática desportiva...), mesmo apesar de ser um lugar bem catita, junto à linha de comboio.
A notícia referida dá conta de um investimento de meio milhão e é acompanhada por um discurso típico, floreado q.b.. Desconheço, no concreto, o projecto, contudo fico sempre de pé atrás com obras que parece que só existem para mostrar aos eleitores e pouco mais. Será que esta é uma prioridade sequer?
Não me parece, de todo, que uma obra como esta venha resolver um problema estrutural, o qual passa por uma crónica má gestão do espaço público e deficiente dinamização de áreas chave como esta.
Enquanto o paradigma não mudar, não vão ser obras do tipo eleitoralistas que vão mudar o rumo das coisas.Podem fazer as obras que quiserem, gastar o dinheiro que quiserem, mas se não investirem no fundamental e no prioritário não há milagres...



Sem comentários: