4.4.19

Plásticos e dias de mercado municipal: urge mudar regulamentos e mentalidades!


Em Setembro último, abordei uma questão, a qual se relacionava com o cenário pós dia ou manhã de mercado municipal. É um cenário que se repete por todos os mercados municipais deste país, sendo que Ansião não é excepção. 
Há umas semanas, e em Ansião, deparei-me com este cenário. Na primeira imagem numa rua ainda de dia e a segunda já de noite, numa outra rua (ao pé do tribunal). Ambas no dia do mercado. Apesar de ambos os locais distarem respectivamente algumas dezenas ou centenas de metros do recinto do mercado municipal, ambos padeciam de um problema, a invasão de plásticos. Como os regulamentos estão, é normal que isto aconteça, contudo as coisas têm de mudar. Urge apertar os critérios, de forma a que não se possa ver um único plástico no chão em dias de mercado! Os feirantes têm de ser sensibilizados numa primeira fase e obrigados a não poluir. É difícil? Sim, é, mas trabalhando a questão em conjunto, ouvindo todas as partes consegue-se resolver, daí eu voltar a esta questão. Imaginem quantos plásticos voam dali, indo para as ruas, para o mato ou mesmo para cursos de água. Ficamos de boca aberta quando vemos imagens relacionadas com a poluição em países ditos de terceiro mundo, contudo quase que achamos normal ver este tipo de cenários nas nossas terras. Somos ou não somos evoluídos? Se calhar não somos tão evoluídos como gostamos de pensar...
Assim sendo, lanço o repto a todas as autarquias e freguesias da região de Sicó onde ocorram os típicos mercados tradicionais (além de todas as outras autarquias e freguesias do país em igual situação), para que este problema seja de uma vez por todas resolvido através de acções concretas e eficazes. Todos ficamos a ganhar e ninguém perde!
Vamos resolver a situação ou vamos continuar a olhar para o lado quando vemos estes plásticos no chão?!


Sem comentários: