4.9.18

Alterar o cenário pós dia de mercado: uma sugestão às autarquias e juntas de freguesia


É um cenário tristemente comum no típico mercado português. Depois de mais um dia de mercado fica sempre algo que não devia ficar...
Quem, como eu, gosta de comprar nos mercados locais, apercebe-se que depois de um dia de mercado fica uma herança que ninguém quer, ou seja plásticos e papéis a voar pelo recinto e pelas proximidades. Após a saída dos comerciantes, e mesmo depois de alguns funcionários procederem à limpeza do que ali fica, há plásticos e papéis que não são limpos, seja porque voaram para as proximidades do recinto, seja porque ficaram nalgum canto pouco visível. E isto acontece durante toda a manhã. Claro que cada mercado é uma realidade diferente, já que há cenários menos maus do que outros, contudo a realidade é comum aos diferentes mercados municipais, seja ela em menor ou maior grau.
Ninguém gosta do cenário pós dia de mercado, contudo ninguém avança para uma solução que resolva, de vez, o problema. É aqui que entra uma sugestão da minha parte a autarquias e juntas de freguesia. E que tal ter-se um regulamento específico, o qual obrigue cada comerciante a responsabilizar-se pelos resíduos decorrentes do dia de mercado? Como fazer? Simples, colocar por exemplo recipientes para os diferentes tipos de resíduos, nomeadamente plásticos e papéis, os quais representam a maioria dos resíduos que fica nos recintos após mais um dia de mercado. Ao mesmo tempo, sensibilização, muita sensibilização. E nesta última, premiar quem cumprisse, de forma a motivar os comerciantes a pugnar pela limpeza dos recintos.
Urge alterar o paradigma, portanto mãos à obra!


Sem comentários: