13.8.18

Vejam o que perderam este fim-de-semana! Roam-se de inveja...

Este fim-de-semana ocorreu mais uma edição do cortejo alegórico, em Ansião, nas festas do concelho. Trata-se de um evento que é simplesmente excepcional, onde o associativismo mostra a sua saúde e pujança e nos honra com belos carros alegóricos. Não há vencedores, pois todos são vencedores, há sim sempre um ou dois que, por um qualquer motivo se destacam. 
No cômputo geral, foi um desfile muito bom, onde se mostrou que também o simples pode ser fabuloso. Havia carros menos e mais elaborados, todos eles cumpriram os objectivos. Todos estão de parabéns e se devem sentir orgulhosos. 
Estranhei o novo trajecto do cortejo, mas confesso que gostei do mesmo, sendo, para mim, um trajecto que favorece mais o cortejo e quem está a ver o cortejo.
É sempre complicado destacar os tais carros que se destacam mais, até porque por vezes se trata de uma questão de gosto ou sensibilidade. Destaco dois, sem querer parecer injusto para com os outros, já que, como atrás referi, são todos vencedores. O carro da Torre (segunda foto e primeiro vídeo) e o carro da ALN (sétima foto e segundo vídeo). O carro da ALN surpreendeu-me bastante, dada a brilhante ideia que tiveram (que bela obra de arte!). É mais uma peça de museu, para ser exposta num espaço digno do mesmo.
Resumindo, é um orgulho ver tudo isto, e é um orgulho ter um associativismo que nos brinda com o que de melhor tem. Eu tive a oportunidade de observar com atenção todos os pormenores dos carros antes de eles entrarem na "arena", algo que enriquece ainda mais a experiência. Deu para ver pormenores fantásticos, que mostram bem a dedicação do pessoal em prol do património e da cultura. Quem não teve a oportunidade de ver este cortejo alegórico deve estar arrependido de não ter ido. O remédio? Simples, vir ao próximo cortejo alegórico, numa próxima edição...















Sem comentários: