22.9.17

A ameaça chegou a Sicó, estejam atentos por favor!


Nas últimas semanas já foi dada a conhecer, pela imprensa regional, a chegada de mais uma ameaça à biodiversidade regional e mais um problema para os apicultores desta região (como se já não chegassem os incêndios...). O potencial destrutivo deste espécie invasora é terrível, e isso tem também graves impactos económicos, daí a importância de estar atento aos eventuais ninhos de vespa asiática que possam ocorrer neste território. E não inventem, alertem as autorizades! E cuidado com as picadas...
Eu fui das pessoas que foi apanhada quase de surpresa com a chegada da vespa asiática à região de Sicó, já que no início deste mês, quando andava em Alvaiázere a fotografar aspectos geológicos num vale cársico, deparei-me com várias vespas asiáticas, que estavam concentradas numa pia cársica, onde alguma humidade acumulada lhes matava a sede.
Mas atenção, tem havido casos onde se pensa que é a vespa asiática e não é, portanto há que ver com atenção e tirar todas as dúvidas. Não podemos correr o risco de matar espécies naturais destes ecossistemas. Informe-se devidamente, já que informação sobre a vespa asiática não falta.
Se todos estivermos atentos, podemos, juntos, ajudar a mitigar mais esta ameaça ao nosso património e à nossa economia!


Sem comentários: