5.5.17

Já lá vão 7 anos de espera e até agora... nicles!


É uma das minhas muitas "lutas" dos últimos anos. Como explicar que as entidades públicas não se preocupem com a questão do encaminhamento e reciclagem de resíduos tão poluentes como lâmpadas?
É isto que se passa por exemplo em Ansião, onde parece que a reciclagem de lâmpadas é um não assunto. Mesmo no ecocentro, situado no camporês, não há espaço para as lâmpadas, será isto aceitável? 
Há coisa de 7 anos tomei a liberdade de enviar um pedido directamente à Amb3E, de modo a solicitar a colocação de um ponto electrão, para lâmpadas, em Ansião. Foi-me respondido que, na altura, não estavam a equacionar a questão. Meses depois voltei à carga, e nesse altura foi-me dito que estariam alegadamente a tratar o assunto com a Câmara Municipal de Ansião. Durante uns tempos acreditei que sim, até que me fartei de esperar e me desloquei aos serviços da Câmara Municipal de Ansião (CMA), de modo a pedir informações sobre o andamento da situação. Descobri hoje que, nessa altura, não ficou nenhum registo do sucedido, algo de compreensível já que o sistema era diferente do actual. Mas voltando à narração dos factos, e quando fui então à CMA, foi-me comunicado que, alegadamente, estavam a estudar a localização para um ponto electrão em Ansião, algo que sinceramente é absurdo, já que fazer um estudo para isto é realmente absurdo.
E hoje, novamente, desloquei-me aos serviços camarários, de modo a ver como estava o processo. Nada de nada. Será que é com a vinda do papa que acontece o milagre de Ansião ter um ponto electrão, para recolha de lâmpadas? 
Mas não me fiquei por pedir um apenas, pois solicitei um ponto electrão para cada uma das sedes de freguesia. Parece-me que já deverá ser o suficiente numa fase inicial.
A foto que ilustra este comentário é de um de dois pontos de armazenamento de lâmpadas. Este é num local que não da minha responsabilidade, embora tenha sido eu que tenha pedido o espaço para guardar as lâmpadas. Brevemente será demolido, portanto há que arranjar solução para as lâmpadas. Existe um outro, num local da minha responsabilidade, onde estão guardadas umas quantas dezenas de lâmpadas, que vieram precisamente deste local que consta na foto. Já estão cheias de pó, tal o tempo de espera...
Durante algum tempo fui encaminhando lâmpadas para pontos electrão em Coimbra ou outras cidades onde já existem há anos, mas a quantidade que continuava a chegar aos pontos de armazenagem que referi fizeram com que se tornasse complicado andar a passear com tantas lâmpadas, ainda mais sujeito a levar uma multa por ser apanhado com elas no carro.
A ver vamos quanto tempo mais demora até Ansião ter pontos de recolha para lâmpadas. Enquanto isso não acontecer eu sentir-me-ei obrigado a fazer estes lembretes, já que uma das coisas que percebi já há alguns anos é que o facto de eu ser conhecido e falar em certas questões, ajuda a resolver algumas coisas.
E pelos outros concelhos da região de Sicó, como estão as coisas em termos de recolha de lâmpadas? Fica a questão, que espero que ajude de alguma forma a estimular as pessoas a exercer a cidadania activa, tal como eu o faço.

Sem comentários: