9.7.16

Um momento daqueles especiais...


Apesar de ser um local que conheço como a palma das mãos, aconteceu algo de muito especial naquele local. Ia a caminhar no passeio ali ao lado quando, de repente, algo prendeu a minha atenção. Eram várias andorinhas que pousavam naquela poça, pensando eu, assim de repente, que seria para matarem a sede. Enganei-me, já que afinal bastaram poucos segundos para perceber que o que as andorinhas queriam era o belo do barro/lama para construirem os seus ninhos. Foi um momento de observação simplesmente fabuloso, mesmo para mim, que estou habituado a este tipo de momentos.
Imaginei-me logo a dar uma breve aula de educação ambiental a um grupo de miúdos, pois os graúdos não costumam ter paciência para estes "pormenores". Facto curioso foi que este momento especial foi em meio urbano. Nem sempre precisamos de sair da urbe para ver o mundo natural, muitas vezes basta apenas estar com atenção aquilo que nos rodeia
Curiosamente foi a escassos metros dali que em 2015 tive de avisar um amigo que destruir os ninhos de andorinhas em nidificação é proibido e dá multa, já que o tinha apanhado a destruir ninhos precisamente na época de nidificação das nossas amigas e mensageiras, as andorinhas.
Mensagens à parte, fica o desafio para miúdos e graúdos, quando sairem de casa, estejam atentos a tudo aquilo que vos rodeia. Depois de focarem a vossa atenção nos "pormenores", vão ver que o mundo é belo e surpreendente...

Sem comentários: