9.6.16

Quem são os ladrões que andam a roubar a Serra da Portela?


Não é um problema novo, muito pelo contrário, no entanto parece-me que ganhou escala nos últimos anos. Falo, claro, do roubo de lajes calcárias, utilizadas nos bancos e mesas situados pelo topo da Serra da Portela, em Pousaflores (Ansião). É um local bastante conhecido, mas mesmo assim há quem não desista de roubar o que é de todos. Não será impossível detectar os ladrões, ainda mais porque alguns deles poderão ser dos arredores, roubando estas lajes para os seus jardins.
Uma boa opção seria marcar as lajes, de forma a que a tentação deixasse de existir. Uma maceta e um escopro servem...


Não me admira que haja quem saiba quem são alguns dos ladrões, contudo, e por amizade, não denunciam o "belo" amigo do alheio.
A serra da Portela é um local bastante aprazível, isto mesmo tendo em conta que esta foi maltratada nas últimas décadas (destruição dos habitats - bio e geo - em todo o topo da serra; abertura de estradões de forma absurda, sem estudos e sem cuidados; tentativa de manipulação de um topónimo secular; lóbi dos caçadores; projectos de greenwash; parque eólico em área protegida e destruição de algar..; etc).
Mesmo assim, vale mesmo a pena ali ir, seja sozinho, seja acompanhado. Podem simplesmente pegar no carro e ir até ao moinho de vento, ou então fazer uma caminhada ou passeio de bicicleta. E se tiverem a sorte de ver o moleiro por ali, aproveitem o privilégio que é falar com ele.
Atenção que caso vão sozinhos, convém avisar os amigos, de forma a precaver percalços. 
De que é que estão á espera?!


Sem comentários: