19.9.15

Os comilões andam aí...



Não é novidade para mim, já que os comilões são meus velhos conhecidos. Os primeiros vi-os há mais de uma década ( não sei exactamente quando) por estes lados, ou seja por Ansião, a escassas dezenas de metros da Vila. Já tive vários relatos de avistamentos e, muito recentemente, deparei-me com um quando ia de bicicleta, já a alguns km de Ansião. Ambos parámos, eu e ele. Ambos fixámos o olhar um no outro. Seguidamente um subiu a árvore e outro subiu estrada acima de bicicleta. 
Há meses atrás uma pessoa bem informada disse-me como começaram a surgir os comilões, sendo que a sua expansão tem sido bem notada. 
Há duas semanas, quando andava às pinhas, deparei-me com centenas, sim, centenas de pinhas neste estado. Os comilões andam com força, pelo menos na área onde andei às pinhas. Talvez daí a presença recorrente de uma ave de rapina, que faz o controle de natalidade.
Não sei se há algum estudo sobre os comilões na região de Sicó, mas será interessante estudar a evolução dos mesmos. Daí eu vos lançar agora um desafio, o de me informarem sobre avistamentos de comilões, concretamente local e data aproximada. Vou ver se elaboro uma tabela onde esta informação seja inserida. Caso consiga recolher um volume significativo de informação, encaminharei a mesma para quem estuda os comilões.
Ah, é verdade, estou a falar dos esquilos. Surpreendidos?!

Sem comentários: