5.10.14

A nova Lei dos Baldios está aí...



Parece incrível, mas o facto é que passou ao lado da maior parte da população. A nova Lei dos Baldios, elaborada por colarinhos brancos, está aí. Dos mais de 500 000 hectares de baldios existentes em Portugal, não sei quantos são relativos à região de Sicó.
Os baldios são desde há alguns anos um bem apetecido pelo poder político, que com esta Lei está no bom caminho para retirar ao povo mais um dos seus redutos. Parece-me evidente que esta alteração não é inocente. Aqui, na região de Sicó, um dos principais motivos que fez acordar o poder político para a importância dos baldios, foi a construção de parques eólicos, que resultou em avultadas verbas para as autarquias e que resultou igualmente em guerras entre compartes, que, agora, se viam perante uma mina de ouro. Já houve casos em que os baldios foram literalmente privatizados e, agora, as portas estão abertas para a especulação em redor dos baldios. A gestão dos mesmos terá em conta interesses externos e não o interesse das populações, tal como sempre foi apanágio dos baldios.
Uma coisa é certa, todos temos a culpa, uns mais do que outros, pois alheamo-nos do processo político, deixando os lobos ficarem com tudo. Muitos dizem que não têm tempo para estas coisas, mas têm tempo para horas a fio em frente à televisão. Temos o que fazemos por merecer, há que dizê-lo.
O certo é que a pouco e pouco vamos sendo espoliados de tudo o que de melhor este país tem. Colarinhos brancos, que vivem entre quatro paredes de um escritório qualquer, guiam as nossas vidas e nós até gostamos. Muitos são os que se queixam, no entanto poucos são os que se mexem em prol de causas e valores...

Sem comentários: