25.4.14

Ele vem aí!


Foi com imensa satisfação que recebi a novidade, curiosamente no dia 1 de Abril. Sim, é mesmo verdade, vem aí um ponto electrão, mais precisamente para Ansião!
Após alguns anos a encaminhar centenas de lâmpadas, por minha iniciativa, para outros pontos electrão, situados em Coimbra (quando por lá passava), decidi enviar novamente uma mensagem à Amb3e, de modo a solicitar um ponto electrão para lâmpadas, pois não fazia sentido algum ainda não existir um único ponto electrão em Ansião. Já o tinha feito em 2010, mas nessa altura a resposta foi negativa...
Desde já sugiro a todos que façam o mesmo nos vossos concelhos, caso ainda não tenham os mesmos. Soube agora, através da Amb3e, que há um ponto electrão, para lâmpadas, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal, não esqueçam caros pombalenses! Será o único da região de Sicó, pelo menos oficialmente.
Desta vez, a resposta demorou apenas um dia, tendo a Amb3e respondido que estavam precisamente a tratar disso com a Câmara Municipal de Ansião, algo que naturalmente me agradou. Mais vale tarde do que nunca.
No que me toca, já encaminhei centenas de lâmpadas para a reciclagem, seja das pequenas, seja das  tubulares. Contei, para isso, com a ajuda dos Bombeiros Voluntários de Ansião, que facultaram um espaço para guardar as lâmpadas enquanto eu não as conseguia levar, já que eram grandes quantidades e eu podia levar poucas dezenas de cada vez, em segurança.
Muitas pessoas, sabendo disto mesmo, como faziam questão em não colocar as lâmpadas no lixo, levavam para lá as suas lâmpadas em fim de vida. O mesmo aconteceu com pessoas que, ao se deslocar ao ecocentro de Ansião, e descobrindo que lá não havia local para depositar lâmpadas, falavam comigo através de terceiros, já que sabiam que eu fazia o favor de encaminhar as lâmpadas para pontos electrão. É o que se denomina por boa vontade e cidadania, atitude também em crise neste país. Deu trabalho levar tanta lâmpada, mas garanti que estas não fossem parar onde não deviam, o que é importantíssimo sabendo a grave poluição que estas causam não sendo encaminhadas. 
Uma das coisas que falta em Portugal é a vontade de resolver as coisas. Lembro-me agora de uma situação que ilustra na perfeição esta falta de vontade e a apatia de muitos portugueses. Há meses atrás, aquando do temporal, muitos foram os caixotes do lixo que tombaram na rua, no entanto quantos de vós, ao passar por eles os voltaram a pôr no lugar? Pois é, alguém há de aparecer para resolver... É esta atitude que nos prejudica, pensem nisso. Se puderem ajudar a resolver por vós próprios uma situação qualquer, resolvam!
Ficarei então à espera do ponto electrão, pois este faz muita falta em Ansião e noutros concelhos!


Sem comentários: