28.11.13

Serra do Anjo da Guarda?


Confesso que fico algo incomodado quando oiço alguém dizer "Serra do Anjo da Guarda", não por si mesmo, mas pelo facto da Serra do Anjo da Guarda não existir oficialmente, tratando-se "apenas" de uma forma de dizer de algumas pessoas. Existe sim a Serra da Portela, que há vários anos e de forma errónea algumas pessoas denominam como Serra do Anjo da Guarda, afirmando que é esse o seu nome oficial.
Enquanto geógrafo não posso deixar passar esta questão, já que se impõe um esclarecimento cabal de que esta serra é oficialmente a Serra da Portela. Há sim algumas pessoas que a tratam por anjo da guarda, e outras por serra do monte da ovelha.
Mais incomodado fico quando oiço e vejo psssoas e entidades a difundir este equívoco geográfico, sinal de pouco esclarecimento sobre a situação. Espero que com este comentário de esclarecimento comecem a corrigir este erro comum nos documentos e plataformas digitais da sua responsabilidade.
Deve ser curioso uma pessoa de fora, munida de uma carta militar, num passeio qualquer, ir em busca da Serra da Portela e, ao perguntar por esta, apenas os mais velhos saberem onde é, pois alguns dos mais novos e outros ainda pouco informados, sabem apenas onde é a Serra do Anjo da Guarda, serra esta que não existe factualmente...
Fica então o esclarecimento.
Para quem tem dúvidas, aqui fica um excerto, digitalizado, do meu exemplar da Carta Militar nº 275:

Fonte: IGEOE

Como podem observar, com base na cartografia oficial, de Anjo da Guarda existe apenas o miradouro e a capela, portanto agora não há desculpas para utilizarem outro topónimo que não "Serra da Portela". Uma das melhores formas para conhecer o nosso território é mesmo comprar as cartas militares respectivas (eu tenho as de Ansião e há anos atrás ofereci outras (4) aos Bombeiros Voluntários de Ansião). São baratas, elucidativas e não induzem em erro. 
Agora façam-me um favor, especialmente os ansianenses, difundam este esclarecimento, por favor! Serra da Portela, conhecida por alguns como anjo da guarda ou por monte da ovelha.

Sem comentários: