31.3.13

Reflexão sobre o dia nacional dos centros históricos


Foi no último dia 23 de Março que se comemorou o Dia Nacional dos Centros Históricos, facto que, na região de Sicó, passou ao lado das entidades públicas com responsabilidades na matéria, nomeadamente Câmaras Municipais. Nesta região, é algo que importava debater seriamente, já que em todas as sedes de concelho e, mesmo, de freguesia, a noção de Centro Histórico tem muito que se lhe diga. E quando digo muito, diga-se muito abandono e desprezo pelo edificado histórico...
Não pretendo com este comentário abordar a fundo esta questão (isso está para breve...), no entanto, e pegando numa pertinente fotografia que tirei nos últimos dias, numa sede de uma, ainda, freguesia, no concelho de Ansião, pretendo lançar o debate sobre esta mesma matéria, pois o cenário resume-se, também, aquilo que esta fotografia mostra.
Foi por um mero acaso que por ali passei e tirei uma fotografia que serve então na perfeição para promover um debate que a todos nos diz respeito. O ângulo da mesma realça o que pretendo abordar.
Para já, dou-vos algumas semanas para reflectir. Pensem nesta fotografia e pensem nas vossas sedes de concelho e freguesia, sff. Qual o futuro que queremos para os nossos centros históricos?

Sem comentários: