27.6.10

Ler para entender o património


Mais uma vez volto a destacar livros de referência sobre o património. O património é algo de muito vasto e, por isso, a oferta é muita. Há obras que têm sempre maior destaque, já que o seu valor será maior, se bem que por vezes há obras excelentes que passam completamente despercebidas.
Desta vez destaco uma obra, que mesmo sendo reeditada com algumas melhorias, é uma referência e um excelente livro para ser lido por todos vós. É uma obra transversal em termos de património e mostra de uma forma brilhante as riquezas que temos neste belo Portugal, riquezas estas que estão a desaparecer a uma velocidade alucinante. Além de andarmos a desprezar e menosprezar algo de imensamente valioso, andamos a tolerar que muitos autarcas estejam a descaracterizar muitas regiões, como é o caso da região de Sicó. Infelizmente muitos só se começam a aperceber do valor de muitas regiões quando as suas riquezas se perdem na memória.
Progresso é aproveitar economicamente todas as riquezas de uma determinada região tendo em conta as suas particularidades e de uma forma sustentada, sem desvirtuar as coisas apenas para massificar muitas destas mais-valias, algo que infelizmente acontece por falta de acompanhamento.
Não me vou alongar mais, já que o livro conta o resto....
Boas leituras e aproveitem para saborear o nosso património numa altura que alguns vão de férias!

Sem comentários: