28.3.10

Vândalos TT na região de Sicó

Fiquei visivelmente furioso quando olhei para trás e vi aquele cenário. Andava eu a georeferenciar lixeiras para o Limpar Portugal num estradão florestal que segue entre o Monte de Vez e a Atianha e foi um momento constrangedor.
Um dos últimos locais virgens da acção nefasta de vândalos do Todo o Terreno (TT) deixava de o ser. Apesar de haver pessoas de bem no TT, são poucas as que realmente se importam em cumprir regras e respeitar o património. Além de um crime grave, esta triste brincadeira de um bando de parvónios que não sabem divertir-se, é mesmo um momento triste, pois era realmente um local idílico.
Este triste episódio passou-se na vertente Norte da Serra (colina) da Atianha, um local que é de uma beleza indescritível!
Desculpem as palavras fortes, mas há momentos que temos de ser duros com aqueles que não têm respeito pela região e que não se sabem comportar.
Há outros locais onde já vi este triste cenário, caso de algumas colinas dolomíticas situadas entre Ansião e Penela. São também, ou pelo menos eram também locais idílicos, mas um bando de miúdos grandes que não se sabe divertir, fez questão em rasgar estas colinas com os seus jipes.
É possível termos roteiros TT na região de Sicó sem que para isso se prejudique gravemente a região. Em 2008 propûs isso mesmo num trabalho académico que desenvolvi aqui na região de Sicó, conjugando duas coisas que aparentemente não são compatíveis.
Não me vou alongar mais, queria apenas referir que caso vejam alguma vez ignorantes a fazer coisas tristes como as que a foto retrata, denunciem isso às autoridades, já que na maior parte dos casos é crime!

Sem comentários: