15.3.10

Congresso para jovens estudantes e professores

Mais uma vez volto à carga com a temática associada à educação ambiental. Desta vez destaco um congresso que pode interessar a algumas escolas da região de Sicó (além de outras, obviamente).
Apesar de ser um evento algo longe para muitos, algo que pode limitar a participação de algumas escolas, nunca é demais divulgar na esperança que haja professores e alunos que queiram ir a um evento diferente e num lugar diferente do costume. Não nos devemos restringir a eventos organizados apenas na região de Sicó, mas sim ir a outros locais do nosso país e mesmo ao estrangeiro, algo que já aconteceu com algumas escolas em algumas ocasiões.
Se há algo que tenho a certeza e a experiência é de que indo para fora podemos aprender muito e reverter esse conhecimento em prol da nossa região, neste caso da região de Sicó.
Deixo-vos com a informação essencial e caso decidam ir a este evento depois digam-me, já que também irei estar por lá:

I Encontro A TERRA E A ESCOLA

12 e 13 de JULHO 2010; UNIVERSIDADE DO MINHO; Braga

No âmbito do VIII Congresso Nacional de Geologia 2010, o Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho irá realizar o I Encontro A TERRA E A ESCOLA, que decorrerá nos dias 12 e 13 de Julho de 2010. Este evento, destinado a alunos e a professores do ensino secundário, pretende incentivar os alunos a apresentarem trabalhos científicos e promover o desenvolvimento de competências ao nível dos conhecimentos, bem como das capacidades e atitudes.
O I Encontro A TERRA E A ESCOLA será constituído por sessões científicas, divididas por áreas temáticas, com comunicações orais, em poster e conferências plenárias. Está ainda prevista uma saída de campo.
Em plena Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005–2014), esta acção, revestida de reconhecido interesse pedagógico e didáctico, visa sensibilizar os nossos jovens para a importância do conhecimento geológico e o seu papel na sociedade, fomentando atitudes que contribuam para a sustentabilidade no planeta Terra, através da partilha de ideias e experiências entre estudantes, professores e investigadores.
Assim, a organização do I Encontro A TERRA E A ESCOLA vem, por este meio, convidar alunos e professores da Escola a participar no referido Encontro, solicitando a divulgação do evento e respectivo apoio ao incentivo à participação dos alunos que, em conjunto com os respectivos professores, terão a possibilidade de apresentar trabalhos, cujos resumos serão publicados no livro de actas do encontro.
A circular do I Encontro A TERRA E A ESCOLA e informação mais pormenorizada está disponível na página web do evento (www.dct.uminho.pt/cng2010 ).
Esperamos desde já que os alunos da vossa Escola se destaquem pela sua participação.
Com os melhores cumprimentos,
A Organização do I Encontro A TERRA E A ESCOLA

DATAS IMPORTANTES (provisórias)
26 de Março de 2010 (sujeito a adiamento): data limite para envio de resumos.
21 de Maio de 2010: data limite para comunicação da aceitação dos resumos.
30 de Junho de 2010: data limite para inscrição no I Encontro A TERRA E A ESCOLA.
12 e 13 de Julho de 2010: I Encontro A TERRA E A ESCOLA.

Sem comentários: