7.11.09

As variedades tradicionais enquanto património a divulgar

As variedades tradicionais (agricultura) têm perdido importância e valor a um ritmo exponencial nas últimas décadas, com isso a nossa agricultura de subsistência tem-se ressentido bastante, indo pelo caminho mais fácil através da inclusão de variedades muito pouco amigas do próprio ambiente. Empresas gigantescas, como a Monsanto, têm pervertido a nível mundial a lógica da agricultura, pensando só e apenas no lucro fácil, mesmo que isso leve ao desaparecimento de um património genético importantíssimo para a humanidade.

Tendo em conta que faço questão em divulgar tudo aquilo que considero importante no domínio ambiental, quero desta vez abordar uma questão à qual não tenho dado a devida atenção, a componente biótica da natureza. Para isso, divulgo uma associação que quem não está por dentro destas matérias deve conhecer, mais ainda porque bem perto da região de Sicó se localiza um dos locais onde podem conhecer in loco esta questão.

Peço então a vossa atenção para esta temática e em vez de vos "massacrar" com texto, deixo-vos com um documento da Associação Colher para Semear - Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais, onde se podem inteirar melhor sobre esta importante questão, também para a região de Sicó:





Sem comentários: