29.7.09

Para onde foram as minhas lâmpadas?

Sim, eu sei que é óbvio demais, mas o que me leva a escrever estas breves linhas é uma história que concerteza vos interessa. Apesar de ser óbvia, o enredo da história é que já não é tão óbvio...




O que vocês vêm na foto em cima, são cerca de 4 caixas de sapatos onde eu guardei (até há 2 semanas) todas as lâmpadas que se gastaram em casa de familiares. Podem pensar agora que é algo de tão desinteressante, mas se eu vos disser que comecei a guardar lâmpadas ainda na década de 90 (do séc. XX) evitanto que elas fossem parar ao lixo?!!
As lâmpadas mais antigas (aquelas que ainda muitos utilizam) têm metais pesados, alguns deles (ex. mercúrio) tem consequências gravíssimas quando vão parar ao local errado, por exemplo a nível genético (caso de problemas genéticos nos humanos...).
Quando comecei a guardar este tipo de resíduos, ainda não existia reciclagem de lâmpadas em Portugal, mas apesar disso eu sabia que passados poucos anos iria surgir em força, por isso guardei num local onde não me "estorvavam".
Por essa altura alguns diziam que eu era "tolo", mas hoje em dia essas mesmas pessoas dão-me razão. Isto é por um motivo muito simples, muito do que falamos a nível ambiental terá reflexos em breves anos, caso das tecnologias limpas. Somos, por isso, muitas vezes mal compreendidos, quando afinal nestas questões estamos muitos anos à frente do cidadão menos interessado.



Ainda há poucos anos, quando dizíamos que a economia do planeta teria de se tranformar (economia verde), muitos riam-se, mas hoje em dia é uma tábua de salvação de alguns (cada vez mais) numa altura que o modelo económico depradatório ruiu. A economia verde é sinal de inovação de futudo, os resíduos que muitos consideram lixo, são um dos negócios do futuro, estando numa ascensão fenomenal.
Por isso, quando meterem algo para o lixo, pensem antes se aquilo que têm na mão não será por exemplo uma oportunidade de negócio, pois nada se perde, tudo se transforma.... Fiquem com um pequeno vídeo bastante esclarecedor, acerca da próblemática das lâmpadas:

http://www.youtube.com/watch?v=Z_457-lXAhw


Só para finalizar e antes que me esqueça fica uma nota, aquela desculpa que o ecoponto é longe comigo não cola, pois se muitos de vós pegam no carro para fazerem 50 ou 100 km só para irem passear, porque não fazem 2 ou 3 para ir ao ecoponto?! É algo que dá que pensar...

Sem comentários: