2.9.08

Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Ansião Vs Festas do concelho de Ansião

Para quem não viu, poderá indagar-se sobre a lógica do título deste post, mas afinal teve tudo a ver!
Infelizmente não tive a oportunidade de tirar fotos no dia do desfile das festas do concelho de Ansião, mas tive a honra de ver algo que é de saudar e ao reconheço um mérito e coragem pouco comum nos dias de hoje. Falo então do tema que levou a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Ansião a desfilar no desfile que se realiza de dois em dois anos nas festas locais.

Se calhar alguns questionam agora sobre o que tem a ver este assunto com a temática ambiental que trato sobre as Terras de Sicó, mas afinal o tal tema que levou os Pais a desfilar tem a ver com uma mensagem urgente, a de que é necessário andarmos atentos aos impactos que a acção antrópica tem no dia a dia e a sua influência na nossa qualidade de vida!
Se todos ajudarmos na reciclagem não estamos a fazer um favor ao vizinho, estamos sim a ajudar a que as próximas gerações tenham um futuro mais risonho e aqui entra o papel preponderante que as Associações de Pais podem ter nesta temática, a educação ambiental não só das gerações mais novas (os filhos) bem como das gerações mais velhas, daí a nota que faço sobre esta questão. É preciso alguma coragem para remar contra a maré dos preguiçosos que nada fazem para permitir que o nosso futuro seja mais risonho, é preciso que haja mais acções meritórias como esta que a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Ansião.
Sei que começam a surgir um pouco por todo o lado acções como esta promovidas por várias entidades, mas desfilar com um tema tão estruturante pa.a o nosso futuro num evento tão concorrido é algo de se lhe tirar o chapéu!


Para quem não sabe ou não quer saber, há cada vez mais pilhões espalhados um pouco por todo o lado, basta procurar ou perguntar a alguém, as pilhas são extremanente poluentes! Há poucos anos Portugal utilizava 2000 ton de pilhas e reciclava apenas 400 ton, para onde vão as que se perdem? Para os cursos de água por exemplo.....



Esta representação do Planeta foi muito bem elaborada, espero que olhem para o mesmo e pensem o quanto somos frágeis neste grande geosistema, não se trata de salvar o planeta, pois ele continuará, trata-se apenas de pemitir que a espécie humana possa continuar a viver nele.... (para bom entendedor meia palavra basta).
Pensem nisto!

2 comentários:

doce disse...

Encontrei hoje o seu blog. Vou passar a visitá-lo frequentemente pois aprende-se sempre com o que escreve. Quanto a este post, concordo inteiramemte com o que diz. Só não concordo com o dia que a Associação de Pais achou para chamar a atenção para a reciclagem e protecção do Ambiente - o dia da "Cortejo do Povo", como pomposamente lhe chama a Câmara Municipal...
Desfilar num dia dedidacado à mostra de actividades/tradições das várias freguesias do concelho não me parece o mais indicado...mas, enfim, são opiniões, não é?! Poderiam ter feito a mesma acção, talvez até com mais resultados, por exemplo, fazendo uma exposição num dos vários stands das festas do concelho... não acha?

João Paulo Forte disse...

Concordo plenamente, mas é sempre bom salientar factos como estes, sei que já teve um impacto positivo nas respectivas escolas. Pode ser que nas próximas festas a Associação de Pais siga a sua sugestão!
Obrigado