12.7.08

O desprezo pelo património em Santiago da Guarda!


Desta vez falo sobre um local em Ansião, mais precisamente na freguesia de Santiago da Guarda, à frente do Castelo de Santiago, um local fabuloso.
Á semanas atrás falava com uma pessoa da área da arqueologia e pessoas ligadas ao património, em que abordámos o facto de no outro lado da estrada que passa à frente do Castelo de Santiago, havia uma forte possibilidade de haver vestígios arqueológicos importantíssimos ligados ao próprio castelo. Falámos na importância de fazer as devidas sondagens de forma a identificar o que lá existe e assim potenciar em termos turísticos.
Surpresa foi a semana passada quando lá passei e notei que estavam a preparar para urbanizar toda aquela área, onde inclusivé um lagar antigo poderá ir abaixo....
Realmente não compreendo, tanta dedicação para colocar no mapa Santiago da Guarda, e agora ao lado de um bom exemplo do que se pode fazer em termos de defesa e valorização do património, está a começar algo que representa o pior nos mesmos termos! Procuram-se os responsáveis por esta infeliz acção que em nada dignifica Ansião e o Castelo de Santiago da Guarda ....
É por estas e por outras que em nas Terras de Sicó se perdem boas oportunidades, como diz aquele velho ditado, no melhor pano cai a nódoa!!

Nota: devido à urgência deste assunto o tema dos olhos de água fica adiado para o próximo post, que será no final da próxima semana. As minhas desculpas pelo facto!

2 comentários:

ansiaonews disse...

a propósito se for do vosso interesse consultem a m/ notícia em
"http://ansiaonews.blogs.sapo.pt/4112.html"

Sandra Bernardino disse...

Boa Tarde!
Sou candidata à junta de freguesia de Santiago da Guarda (oposição), como tal, ao ver este blog não posso ficar indiferente e gostaria de o poder partilhar no meu.
Não é compreensível o facto de se "gastaram" milhões na reconstrução do Castelo e à posterior assistir a um abandono integral nesta área.
Seria muito importante que tivessem sido efectuados estudos nos terrenos que rodeiam o castelo mas não...
Santiago tem que ser reconhecido pelo seu património, pela sua beleza natural e histórica...
As urbanizações não vai atrair turistas mas o património histórico sim... e muito ficou por explorar...
Sandra Bernardino