terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O caso "Azinheiragate" - algumas considerações



Azinheiragate, uma história memorável!!

Não resisti a começar a escrever neste blog a história que vai marcar Alvaiázere por muitos e muitos anos. Esta história marca uma viragem de 360 º pelos lados de Alvaiázere, já que está a fazer com que todas as pessoas que discordam do rumo que Alvaiázere está a tomar, se agrupem por uma causa que é de todos nós. Além disso está a revelar o lado mais obscuro de gente que vivia ainda das aparências, que cultivava a imagem do "politicamente correcto" e que até à pouco tempo pensava-se impune, sem que houvesse algum corajoso que se metesse no caminho deles...

Antes de iniciar a narração da primeira de várias histórias bem interessantes, respondo à dúvida que os mais atentos já se interrogaram: "Afinal para que colocou ele uma foto da Noruega (Mjodfjell) no cabeçalho?"
Simples, foi "apenas e só" a minha primeira viagem para fora de Portugal, isto aos 27 anos, já que como não nasci em berço de ouro, tive de lutar para poder dar largas a um sonho, mesmo que "tarde".... Foi uma viagem que me marcou, sendo um ponto de viragem na minha vida, já que além da beleza Natural desta país nórdico, vi que Portugal apesar de ser muito pequeno, é reconhecidamente um país valoroso e com potencial. Imaginem um país onde a qualidade de vida é tal que não têm demasiadas chatices, onde por exemplo o comboio que faz Oslo/Bergen não é tão confortável como o nosso Intercidades! Porquê? Porque eles investem na qualidade de vida, não lhes interessa TGV´s como "nós", elefantes brancos a rodos e politiquices ridículas. A diferença entre a Noruega e Portugal, para mim reside a qualidade dos políticos ou falta dela, sendo que em Portugal estamos cada vez pior, clientelismo, interesses, luvas e sacos azuis, etc...
Se fosse o homem mais rico do mundo, pagava uma viagem a todos os portugueses que ainda não foram lá fora, conhecendo outros países conhecemos melhor a nossa identidade e damos mais valor ao nosso país, este belo Portugal!!
Poque continuamos a pactuar com esta situação? dizemos que está mal, mas quando chegam as eleições os aventais e as canetas mandam.... Triste é saber que um partido político em local conhecido diz aos "velhotes" que se não votarem neles, os mesmos ficam sem reforma, acreditam?!
Já andei num dos países mais avançados do mundo e já estive num dos mais atrasados, Cabo Verde, mas mesmo este último tem os seus encantos, que são muitos, vos garanto. E conheço como poucos Alvaiázere, tanto a vertente humana como natural, desta forma estou particularmente à vontade para falar e tentar mudar as coisas para melhor!!

O que me leva a criar este espaço, não é o facto de ser mais um blog onde nos lamentamos e falamos do nosso patético dia-a-dia, é sim o de falar de defender uma causa que é de todos nós, mesmo que isso tenha consequências na nossa vida... O meu compromisso é o de criar um espaço livre de interesses partidários ou de lobbys de qualquer tipo, a bem do futuro do nosso país, em especial da região onde vivo. Irei falar sobre questões pertinentes, discutir construtivamente e de forma fundamentada questões das quais estou à vontade para falar, irei convidar pessoas de várias áreas (científicas ou não) para discutir aspectos importantes, que alguns clientelistas tentam a todo o custo impedir, sublinhando o que realmente interessa e fundamentando sempre tecnicamente e éticamente os temas. Desta forma não tolero neste espaço indivíduos conhecidos como o "nosso amigo" ariques, ou mesmo amigos da tasca, os quais apenas fazem perder tempo e dinheiro ao país e ao contribuinte...
Todo o knowhow que aprendi e apreendi não só em Alvaiázere nos últimos três anos, mas também em incursões à Suiça, Eslovénia e Grécia, onde apresentei o resultado da minha investigação sobre Alvaiázere (e não só) paga do próprio bolso, vou disponibilizar ao vulgar cidadão. "A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído - Confúcio, 551, 459".
É acima de tudo revoltante ver um território que tem muitas potencialidades, ser destituído da sua maior valia, o seu património, seja Natural, construído ou a própria cultura!! Apresentei soluções, apenas de deram negações, os motivos? Capricho, mero capricho....
Uma das maiores mentes de Alvaiázere (Professor Catedrático) disse-me outro dia via mail: "Não é preciso destruir o património para trazer desenvolvimento", brilhante!! É precisamente este o meu objectivo, continuar a mostrar o potencial que temos e continuar a apontar as soluções, já que a roda já existe, não é preciso inventá-la e com isso destruir os valores que temos...
Alvaiázere e as Terras de Sicó têm coisas de valor inimaginável que noutros países já estariam a render divisas e garantir postos de trabalho, aqui são apenas um entrave para as mentes destes pseudosabichões que nada sabem do que é feito este território e que pensam que são "pau para toda a a obra" Há uma expressão que me é muito querida neste momento, a de que o "poder dos feiticeiros assenta na ignorância dos seus pares", dito isto, a minha tarefa será a de informar e transmitir o conhecimento sobre a temática do desenvolvimento sustentável, para que os cidadãos (os seus pares) não se deixem enganar por gente sem ética, que se vende aos grandes grupos de interesses (ou a associações de caçadores....), que vendem a sua herança por meia dúzia de dinheiros) como o meu amigo Gustavo disse outro dia no youtube. O que vos posso garantir é que com tudo o que já fiz até agora, os pseudofeiticeiros estão a perder a sua força, já que a verdade está aí.... Os dias do fim da mentira estão próximos, é uma guerra dura e vai ser longa, mas mesmo que não ganhe a guerra (há tanta sujidade...) já ganhei muitas batalhas e irei ganhar muitas mais, a diferença é que conto com cada vez mais pessoas não do meu lado, mas do lado da verdade!!!
Espero que com esta contribuição a nossa região possa caminhar no melhor caminho e.... apertem os cintos, vai ser uma viagem memorável!!!

Antes de começarmos esta viagem memorável fica o meu canal do youtube, onde além dos vídeoa que já tenho, irei colocar muitos mais sobre situações pouco claras, doa o que doer:
http://br.youtube.com/joaopauloforte

Para as mentes menos iluminadas, digo apenas que isto vai ser um forte ataque contra a mentira e contra a inconpetência (até pessoas de entidades inovadoras se riem com tamanhos disparates...), portanto não se façam de coitadinhos a dizer que isto é algo pessoal, quando não o é!! Podem enganar o infeliz que por acaso é iletrado e "não sabe do que o mundo é feito", podem também enganar os lambe-botas, clientelistas, corruptos e por aí adiante... a mim e muitos outros não!!!

Deixo apenas algumas linhas mais emblemáticas que me (considero que são dedicadas à causa e não a mim enquanto individual..) foram dedicadas no youtube, uma pequena parte das pessoas conheço, outras não:

"Desconhecia por completo a situação até hoje, altura em que fui alertada para os seus vídeos. Precisamente por isso, abstenho-me de tecer quaisquer comentários aos factos que denuncia mas não me privo de modo algum de lhe dirigir aqui sinceros elogios pela sua postura frontal, honesta e muito digna, mais ainda quande se debate por uma causa que não é só sua mas sim de todos nós!"

"Pemita-me ilustrar o episódio com esta frase: "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer." [Albert Einstein]
E já agora termino com uma outra... "Nossa recompensa se encontra no esforço e não no resultado. Um esforço total é uma vitória completa." [Ghandi]
Independentemente do resultado, sinta-se desde já um grande vencedor!!"

" Obrigado pelo que estas a fazer pela minha terra... Força"

" Força ! nao te cales .... o que estaõ a fazer a nossa serra é uma vergonha!"

" muito bom este video serve para destapara a careca a muitas coisas"

"Faz falta a este país mais pessoas como o João... e menos como o Sr. Ariques! É preciso ter muita coragem e frontalidade para fazer o que o João está a fazer, denunciar um crime...porque é isso que está a acontecer em Alvaiazere. João já és o nosso herói!"

" Se neste pais houvesse mais pessoas como o João Forte, a corrupção não seria aquilo que alimenta os nossos políticos!
Parabéns João, pela coragem, humildade e lição de vida que estás a demonstrar e esses palhaços que só pensem no dinheiro que conseguem à custa do povo e da qualidade de deste!
A RUL (residência universitária do Lumiar da Universidade de Lisboa)está contigo!"

"É pena que se tenha acabado com aquela tradição popular de malhar o Judas, porque tu Ariques, eras um bom candidato. Vendes a tua terra, a tua herança, o teu património, por meia dúzia de dinheiros, mas na realidade aquilo que tu vendes é a alma ao diabo.
Quanto ao ser ou não funcionário publico, tu és um bom exemplo do que não deve ser um funcionário publico, e se para não ser como tu o João o tiver de ser, ainda bem."

" Força conta com os alvaiazerenses!
A VERDADE acima de tudo doa a quem doer!!!"

" Parabens! Admiro a coragem de quem dá a cara na 1ªpessoa.
Parece-me que o youtube começa a prestar um verdadeiro serviço público, independente dos interesses vários, ao inverso dos meios de comunicação tradicionais que todos subsidiamos e se rendem ao beija mão dos intitulados "Sr. Doutores""

Palvras para quê? Ser-se uma pessoa simples é tarefa dura neste país, mas eu sou assim mesmo, não me vendo custe o que custar, a verdade é só uma... por mais dinheiro que a tente mascarar!!!

Assuntos de interesse para todos nós vão ser discutidos numa base bem regular neste espaço, brevemente a história das azinheiras vai ser bem explicada neste espaço, livre de pressões... (Para desespero de alguns!!)

Deixo também uma muito má notícia para os grandes interesses instalados em Alvaiázere, Terras de Sicó e Portugal inteiro, que este mês (Fevereiro) vai surgir o site da Greenpeace Portugal, sem dúvida mais uma chatice para esta gente de competência duvidosa que nos (des)governa!!
Imaginem qual será um dos temas que vou "fazer aparecer" na Greenpeace Portugal??


Aproveitem os recursos (fotos, informações, pedestrianismo, etc) que disponibilizarei neste blog e votem nas sondagens que vou fazendo, o espectáculo vai começar nos próximos dias...





3 comentários:

Helder Pereira disse...

Cá está o meu amigo João a dar cartas naquilo em que ele é realmente "forte": a natureza. De facto, essa preocupação havia de ser mais generalizada e não só depender de algumas iniciativas isoladas; havia de ser uma preocupação constante, principalmente ao mais alto nível (refiro-me aos governantes).
Espero que este blog vá para a frente.
Ah, tive o previlégio de ver as mais de 400 fotos que este meu grande amigo captou na Noruega... ninguém ficaria indiferente perante a beleza das paisagens... Pena que por cá, refiro-me a Portugal e a Alvaiazere particularmente, não haja a preocupação dos autárcas em preservar o nosso património natural (talvez estes não saibam que aquele é uma fonte de riqueza para a região...)

Saudações académicas.
Helder.

Estevão Pereira disse...

Estás mesmo lindo na Grécia... 1 abraço e dá-lhe duro... a favor da natureza...
É preciso virar a mesa... sobretudo quando estamos do lado certo da coisa...

Isabel disse...

E directamente de Leiria um grande grande beijo de apoio!! :)